quarta-feira, 19 de junho de 2013

CHACINA NO RIO GRANDE DO NORTE! FAMÍLIA INTEIRA FUZILADA DENTRO DE CASA>Matadores arrancaram e levaram orelha de mulher como troféu.



Portal A Desgraça e Digital Mipibu

 NATAL (RN) -  Madrugada de terror na cidade de Nísia Floresta. Quatro pessoas da mesma família foram mortas dentro de casa depois de terem a porta de entrada da frente arrombada. A chacina aconteceu por volta das 2:h no loteamento Carnaúbas também conhecido como Alto de Nísia. Ainda não se sabe a motivação do quadruplo homicídio. Porém para polícia Militar segundo o PM Jário, o crime pode ter sido um acerto de contas já que na residência funcionava uma BOCA. Ainda de acordo com o PM Jário, quem matou as quatro pessoas, queria apenas as vítimas maiores de idade, já que dentro da residência também encontrava-se três crianças menores com idades de 6 meses, 3 anos e 11 anos.

 Como a vítimas não estavam com identificação, foram repassados para o Digital Mipibu, apenas os apelido de cada uma delas que seria; PAULINHO, CASSINHA(irmãos) CASSIA(mãe de Cassinha e Paulinho) e MARIA que seria um pouco mais de idade. A orelha de Cassinha uma das vítimas, foi arrancada e não encontrada no local do crime. Ainda com informações da polícia, Paulinhdo e Cassinha eram sobrinhos, e a Cassia seria Irmã de um acusado de tráfico de drogas conhecido como CARA DE GATO morto há alguns meses na mesma comunidade. O casso será investigado pela Polícia Civil da cidade de Nísia Floresta que tem como titular Elói Carvalho. 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

COPA DA CONFEDERAÇÕES: PMs denunciam péssimas acomodações em Fortaleza

Eles foram escalados do interior do Ceará para trabalharem durante Copa das Confederações

Confira as imagens (FOTO: ACSMCE/ Divulgação)


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Acidente em Banabuiú deixa dois mortos e três pessoas de Orós em estado gravíssimo


O veículo é de Orós e estava com pacientes com sentido a Fortaleza, quando ocorreu o sinistro entre Solonópole a Banabuiú.
Um veículo do programa Bolsa Família, pertencente à Secretária Municipal da Ação Social do Município de Orós se envolveu em um gravíssimo acidente na manhã dessa quarta-feira, 12. O sinistro ocorreu na CE-271, precisamente na localidade de Cangati, 10 km da cidade de Banabuiú.
De acordo com as informações de equipes médicas que prestaram socorro às vítimas, o veículo do Fiat Uno bateu na traseira de um caminhão-baú. Tudo indica que o condutor identificado por Renê José Garcia Dantas teria cochilado ao volante, há tambéma uma versão dando conta de que um pneus teria estourado.
O Fiat ficou com a parte frontal totalmente destruída, já o motorista foi socorrido ao Hospital Municipal de Banabuiú, em seguida ao Hospital Dr. Eudásio Barroso e logo depois ao Instituto Dr. José Frota em Fortaleza, com ele foram ainda socorridos à idosa Zilma Maria Holanda, 71 anos, esta já estava com fratura no braço e na perna, o seu objetivo era justamente retirar os aparelhos, ainda foi transferida a senhora Hortegência Maria de Oliveira, também em estado gravíssimo, apresentava sangramento e uma forte pancada na cabeça.
Conforme o serviço social do Hospital Regional Dr. Eudásio Barroso de Quixadá, dois pacientes morreram, identificadoS por Geraldo Ferreira Colaço (idoso) e o jovem Francisco Gustavo Nunes Júnior, 23 anos. Uma enfermeira informou ao portal Revista Central que o jovem teria chegado bem ao Hospital de Banabuiú, inclusive desceu da ambulância, mas seu estado agravou e quando já estava seguida a Fortaleza, precisamente em Ibaretama veio a óbito.

EXECUTADO POR PISTOLEIROS QUANDO SAÍA DO FÓRUM

A vítima assassinada era acusada de ter matado em 2009 o Vigilante, José Aroldo da Silva Filho na Várzea da Cruz na Cidade de Sousa.

PARAIBA -  Dois Elementos, armados com Pistola e Revólver, executaram a bala, Graciélio da Conceição Valdivino, vulgo, Hominho, 19 anos no Jardim Brasília em Sousa, quando a vítima tinha acabado de sair do Fórum José Mariz de uma audiência. A dupla, conseguiu interceptar a Kombi, branca, placa, OZE 3425 que deslocava-se do Fórum com destino ao Centro de Educação Adolescência conduzindo a vítima. Com armas em punho, gritavam para que ninguém reagisse, por que eles queriam o alvo, Hominho que estava no banco traseiro da Kombi, e sem chance de reagir foi executado com vários tiros de pistola e revólver. Os Seguranças que faziam a escolta não estavam armados. Os disparos acertaram a cabeça, tórax e pescoço de Graciélio da Conceição Valdivino que teve morte no local. Os suspeitos fugiram numa Moto, Fan, cor vermelha, placa não anotada, levando, inclusive o celular do Motorista e as chaves do veículo. Graciélio da Conceição Valdivino morava no Alto do Cruzeiro em Sousa. Dias atrás foi preso na Cidade de Campina Grande, e levado ao Serrotão. A Justiça encaminhou o acusado para o CEA, haja vista Familiares residirem aqui na Cidade Sorriso. A vítima assassinada era acusada de ter matado em 2009 o Vigilante, José Aroldo da Silva Filho na Várzea da Cruz na Cidade de Sousa. (Folha do Sertão)

MONSTRO EM FORMA HUMANA! Homem é condenado por estuprar a própria mãe

Na polícia, a idosa afirmou que Cícero já havia pedido para viver com ela como marido e mulher


Homem é condenado por estuprar a própria mãe
FORTALEZA -  Um homem foi condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria mãe, uma idosa de 65 anos, em Assaré (CE). O crime ocorreu em fevereiro deste ano - Cícero dos Santos Soares (FOTO) aproveitou o fato de que a vítima estava embriagada para abusar sexualmente dela. Porém, uma vizinha viu o filho estuprando a mãe e chamou a polícia. Em depoimento à Polícia Civil, a idosa afirmou que Cícero já havia pedido para viver com ela como marido e mulher, mas ela rejeitou dizendo que considerava "coisa de bicho". Segundo o Ministério Público do Ceará (MP-CE), testemunhas afirmaram que o homem já havia violentado a mãe outras vezes.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Padre cancela matrimônio em pleno altar. Você não vai acreditar o motivo!



O sacerdote Avelino Dalcantara, deixou os noivos e todos os convidados numa igreja em Plácido de Castro, no interior do Acre, perplexos.
Ele se recusou a dar continuidade a uma cerimônia de casamento quando observou que o noivo estava visivelmente excitado no altar sagrado. O fato, mais do que absurdo, aconteceu na igreja da paróquia da Santíssima Trindade, sob o olhar curioso de 100 convidados.
O pior é que o noivo, Carlos Teixeira Coelho, de 19 anos, confirmou que estava realmente com a “barraca armada”. Ele justificou o delito dizendo que estava namorando a noiva há dois anos sem qualquer relação sexual. O seja, enquanto todos se emocionavam com a união, ele estava em contagem regressiva para a noite de núpcias.
Impassível, o padre declarou ao jornal local que era impossível não reparar o volume da excitação do jovem. “Ele não estava com a cabeça na celebração. Não posso dar a benção a um casal que ao invés de pensar na graça do Senhor fica imaginando a graça que vai fazer depois da celebração”, afirmou.
Bravo, o noivo repudiou a atitude do religioso: “se o padre estava olhando para minha neca deve ser porque ele gosta de tomar na caneca”, reclamou Carlos.
A noiva, Ana Paula Oliveira, de 18 anos, é cantora no ministério de louvor da paróquia não escondeu o constrangimento. “E muita tristeza. Passo uma vida toda cantando no casamento dos outros e no meu eu sou humilhada por causa de viadice”, afirmou entre lágrimas.
Como não dá para se queixar ao Bispo, os noivos dizem que vão às barras dos tribunais. Eles buscarão na justiça uma indenização por danos morais e também querem a compensação financeira de prejuízos com o casório desfeito.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Brejo Santo-CE: Moradores preocupados com constantes mortes de cachorros e gatos por envenenamento

Os animais estão aparecendo mortos em várias ruas da cidade. (Foto: Herson Sousa)
Os moradores do município de Brejo Santo, distante 525 quilômetros de Fortaleza, estão preocupados com as recentes aparições de gatos e cachorros mortos em várias ruas da cidade. A principal suspeita é de que os animais tenham sido envenenados com um raticida clandestino conhecido como popularmente como “chumbinho”.

De acordo com alguns moradores, o crime vem acontecendo de forma misteriosa desde o início do mês de Maio. “Os bichos amanhecem jogados ao chão, geralmente perto de outros. Ninguém ver, ninguém se manifesta e enquanto isso, a brutalidade continua de forma impune e invisível aos olhos das autoridades”, revela um comerciante da Praça Aldeota.

O estudante universitário Herson Sousa fala que “os casos acontecem com maior frequência na Pracinha conhecida como Aldeota e no centro da cidade, nas ruas dos frigoríficos”. Ele ainda ressalta que a quantidade de cachorros e gatos pelas ruas é impressionante.

“Não há justificativa pra tamanha crueldade, mas, a prefeitura e o centro de zoonose poderiam intervir nessa situação”. Ele ainda relata que “muitos cachorros ficam na principal área de lazer da cidade [praça aldeota], onde há um grande número de barzinhos, pessoas que fazem caminhadas e crianças que brincam na pista de skate, todas expostas às Larvas Migrans”, finaliza.

Saiba Mais

A Larva Migrans Cutânea (LMC) ou dermatite pruriginosa, conhecida popularmente como bicho geográfico, é uma série de manifestações patológicas causadas geralmente por parasitas específicas do intestino delgado de cães e gatos que eventualmente atingem o homem. As larvas infectantes deixam marcas parecidas com um “mapa” na pele do infectado devido à sua migração; elas conseguem avançar de 1 a 2 cm por dia na pele.

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de três meses a um ano e multa.

Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens ou prestação de serviços à comunidade.

Barbalha-CE: Zé Leite deixa de pagar festa e vereador denuncia calote

Bonecos gigantes confeccionados no ano passado foram reaproveitados para conter despesas e não comprometer o orçamento dos festejos deste ano. (Foto: Serena Morais)
O vereador Bosco Vidal (PR) apresentou denúncia contra a Prefeitura Municipal de Barbalha, após constatar irregularidades no pagamento de serviços contratados junto a fornecedores da Festa de Santo Antônio do ano passado. De acordo com o vereador, mesmo com todo o processo licitatório concluído, há um ano, a JA Lima Produções - empresa vencedora da licitação para produzir a festa - não efetuou o pagamento referente à mão de obra e à infraestrutra técnica dos shows.

Segundo Bosco, entre os serviços contratados pela JA Lima Produções estão o aluguel de som, palco, iluminação e a confecção de 12 bonecos gigantes para ornamentar a cidade. O valor a ser pago pelos trabalhos soma o montante de, aproximadamente, R$ 200 mil. A empresa justificou que as pendências são devido ao não repasse da Prefeitura.

Para confeccionar os bonecos, a Secretaria de Cultura de Barbalha realizou uma oficina através da Fundação de Arte e Cultura Popular do Cariri. À época, a Secretaria chegou a pagar o valor de R$ 3.444,00 pela Fundação, apenas pelo trabalho dos oficineiros, deixando um saldo devedor relacionado à mão de obra.

Bosco informou que dos R$26.700,00 destinados à mão de obra e compra de material para a confecção dos bonecos, até o momento, só foi pago R$4.000,00. Era pra ser entregue 12 estruturas de bonecos, no entanto, só foram repassados 09 manequins.

Um dos contratos para viabilizar a estrutura de palco, iluminação e som, foi firmado em R$70 mil com a empresa Arara Som, de Assaré. No ano passado, antes do show do cantor Fábio Júnior, o empresário Rosifran Pereira da Silva, dono da empresa, disse que chegou a ameaçar a desligar os equipamentos, se não fosse quitada a dívida. Na ocasião, foi pago um percentual e ainda restam R$ 38 mil.

O vereador Bosco Vidal disse que vai entrar com duas representações junto ao Ministério Público e à Câmara, sugerindo que se apure o caso. “Nós estamos solidários aos trabalhadores e empresários prejudicados e vamos cobrar da Prefeitura uma resposta cabível. O prefeito não pode administrar Barbalha ao seu ‘bel prazer’. Nós queremos justificativas pelo atraso desses pagamentos, porque tudo foi licitado”, disse.

A equipe do JC tentou comunicação com a Secretaria de Cultura para esclarecer a denúncia, mas eles justificaram agenda corrida em função da organização da Festa de Santo Antonio. O secretário Sitoe Luna não foi localizado.

Protesto durante o cortejo do Pau
Durante o cortejo do Pau da Bandeira, neste domingo, o empresário Rosivan Pereira passeou com um trio elétrico com faixas e uma gravação protestando pelo não pagamento dos contratos com a sua empresa. A manifestação repercutiu e ganhou a simpatia de alguns foliões do Pau. O empresário disse que se sente constrangido por não poder honrar com os pagamentos da empresa. Ele justificou que terceirizou os serviços fornecidos à Festa de Santo Antônio.

Fonte: Jornal do Cariri

Brejo Santo-CE: Aposentado de 88 anos acusado de estupro foi preso pela polícia

Um homem de 88 anos foi preso acusado de estupro. (Foto: Agência Miséria)
A polícia de Brejo Santo prendeu por volta das 12h30min desta terça-feira um homem de 88 anos acusado de estupro. O mandado de prisão expedido pelo juiz Daniel Carvalho Carneiro foi cumprido na residência do aposentado Durval João da Silva, de 88 anos, mais conhecido como Louro, que mora na Rua Sinésio Gomes, 103 (Bairro Renê Lucena) em Brejo Santo.

Ele é filho natural de Jardim e a polícia não deu maiores detalhes sobre o caso de estupro pelo qual o idoso foi recolhido para responder pelo artigo 214 do CPB (Código Penal Brasileiro). O Capitão L. Rodrigues, comandante da Companhia Militar de Brejo Santo, esteve no imóvel juntamente com os Soldados Almeida e Nascimento. Na última sexta-feira, a polícia prendeu outro homem acusado de estupro em Brejo Santo no caso o pastor João Clóves de Oliveira, de 48 anos, que estava residindo em Fortaleza.

ANTES – No mesmo bairro Renê Lucena, porém no dia 20 de março deste ano, a polícia civil já havia cumprido um mandado judicial ali prendendo um homem acusado de estupro em Ipaumirim. Wilson de Souza Silva, de 32 anos, apelidado por "Lambe Sal” tinha fugido da cadeia de sua cidade no início do ano e estava com prisão preventiva decretada. Ele é acusado de, em 2012, ter estuprado e engravidado, em Ipaumirim, sua própria enteada de 13 anos.

Tradicional festa junina gera briga entre padre e fiéis em Farias Brito, CE

Moradores dizem que foram impedidos pelo padre de realizar festejo. Padre afirma ter fechado igreja por questões de segurança.

 

Os moradores de uma vila rural da cidade de Farias Brito, a 481 km de Fortaleza, dizem não poder realizar a tradicional festa do pau da bandeira de Santo Antônio porque o pároco local é contra. Segundo eles, o padre cortou a madeira que serviria de sustentação para a bandeira e trancou a igreja de Reriutaba, onde acorreriam os festejos.
O padre Adalmiran Barbosa afirma que as medidas foram tomadas em consenso para evitar o consumo exagerado de bebidas e de drogas, além do desmatamento da região. Quanto ao fechamento as portas da igreja, ele justificou que fez isso por segurança.

Na noite de terça-feira, quando seria realizado o novenário de Santo Antônio, a Igreja estava fechada e os fiéis celebraram sozinhos, do lado de fora. “Desde o ano passado que ele [o padre] vem ameaçando acabar com as tradições da gente e foi isso que revoltou”, disse uma das organizadoras da festa, Uberlita Correia de Menezes.

Morador de Farias Brito há quatro anos, o carioca Ricardo Félix se disse surpreso com a decisão do padre. “É primeira vez que vi isso na minha vida e espero que mude”, disse. A bandeira de Santo Antônio foi pendurada na torre da igreja.


Barbalha

A principal festa do Pau da Bandeira do Ceará ocorre na cidade de Barbalha, também no Cairiri. O carregamento do Pau da Bandeira é um dos momentos mais esperados da festa e acompanhado por uma procissão de pessoas e “solteironas” que buscam tocá-lo para “sair do caritó”.
Um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, é fincado no patamar da Igreja Matriz de Barbalha.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é que 500 mil pessoas participem dos festejos de Santo Antônio de 1° a 13 de junho, dia do santo.

“As duplas atuais cantam muito lixo e pornografia”, dispara Victor da Dupla Sertaneja Victor e Léo!


DO R7

 Há tempos que grandes nomes da música sertanejo se revoltam com os caminhos que o gênero tomou. Victor & Leo é uma das duplas que se posiciona claramente contra o rumo que a música caipira tomou. Não que o estilo tenha que se manter na temática romântica ou falando sobre campo. Eles explicam que o sertanejo tem sim que passar por uma evolução, mas o abuso da sensualidade e pegação nas letras passa do limite. Victor, um dos principais compositores do Brasil e um dos campeões de arrecadação de direitos autorais no País, critica o sertanejo atual. 

Em entrevista no evento Country Park, no Hopi Hari, em São Paulo, o cantor se mostrou revoltado com a música que tem chegado aos ouvidos dos jovens. — Existe uma pornografia na música atual chamada sertaneja. A maior parte das canções das duplas atuais eu não deixaria filho meu ouvir e já falei ao Leo para que sobrinhos meus e filhos dele não ouçam. Em tom de desaprovação, o compositor de sucessos como Borboletas, Tem que Ser Você e Quando Você Some diz que as novas músicas não fazem bem para a formação das crianças. — A música atual não é para criança ouvir. Não faz bem aos ouvidos de ninguém. As duplas atuais cantam muito lixo e pornografia musical, que faz mal para as novas gerações.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sala da Prefeitura de Jardim pega fogo e documentos são destruídos



O fogo, que começou por volta das 14h, foi controlado por moradores até a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros, às 17h

Um incêndio destruiu grande parte de documentos oficiais da Prefeitura de Jardim, a 540 quilômetros de Fortaleza, no domingo (3). O fogo, que começou por volta das 14h, foi controlado por moradores até a chegada de uma viatura do Corpo de Bombeiros, às 17h.
A sala, de aproximadamente 50 metros quadrados, é localizada próxima ao Estádio Municipal Wilson Roriz. O incêndio não se alastrou para outros empreendimentos vizinhos.
O espaço guardava documentos da administração desde sua fundação. Na sala estavam as informações e cadastros de funcionários públicos, convênios federais e estaduais. Os funcionários que estiverem próximos de se aposentar terão dificuldades, já que, seus arquivos foram perdidos.
O promotor Fábio Argolo, pediu a abertura do inquérito. O caso está a cargo da polícia técnica que investiga as causas do incêndio.

83 acidentes foram registrados nas estradas do Ceará no Corpus Christi

No feriadão de Corpus Christi, de quarta-feira (29) a domingo (2), foram registrados 83 acidentes nas estradas do Ceará, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual do Estado (PRE-CE)  e Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE). Onze pessoas morreram e 60 ficaram feridas. No mesmo período, 128 motoristas foram atuados com base na Lei Seca e 19 foram presos. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (3).

PRF

De 0h de quarta-feira (29) até às 24h de domingo (2), a Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) registrou 43 acidentes, com 38 feridos e 04 mortos nas rodovias federais durante a Operação Corpus Christi 2013. Em relação ao mesmo feriado no ano passado, houve uma redução de 28% no número de acidentes, 20% no número de mortes e o número de feridos permaneceu o mesmo. Ultrapassagens proibidas e o atropelamento de pedestres foram as principais causas de mortes nas rodovias federais durante o feriado, segundo a PRF-CE.
 
No mesmo período, a PRF-CE realizou 3.153 testes de alcoolemia, 37 condutores foram autuados e 09 foram presos. Durante a operação, ainda foram fiscalizados 6.149 veículos e 5.748 pessoas, 1.480 autos de infração foram emitidos, 63 veículos foram retidos por apresentarem alguma irregularidade, 37 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) foram recolhidas. Além disso, de acordo com a PRF-CE. três veículos foram recuperados, uma arma de fogo foi apreendida e 11 pessoas foram presas.

PRE

De acordo com a Policia Rodoviária Estadual (PRE-CE), houve redução no número de mortos e feridos, comparando com o mesmo perido do ano passado. A operação deste ano, que começou na quarta-feira (29) e terminou no domingo (2), registrou um total de 50 acidentes, dois a mais que no feriadão de Corpus Christi do ano passado.

Este ano, sete pessoas morreram em acidentes nas estradas estaduais. No ano passado, foram 10 vítimas e 22 feridos. Em 2012, foram 33. Ainda de acordo com a PRE-CEl, no feriado de Corpus Christi  91 motoristas foram autuados pela Lei Seca. Dez acabaram presos. Em 2012, os flagrantes pela Lei Seca passaram de 140, com seis prisões.

Diminuiu também o número de feridos em acidentes nas estradas durante o período. o bpre registrou queda de 33,33% se comparado com os números registrados em operação igual em 2012. Foram 22 feridos entre as 16h de quarta e meia noite de domingo, contra 33 registrados em igual período em 2012.
Também houve redução no número de óbitos de pessoas envolvidas em acidentes com motos nas estradas estaduais. A redução registrada pela PRE-CE foi de 16,67%, quando foram contabilizados cinco mortes em 2013 contra seis em 2012 durante o feriado. Redução também no número de feridos em acidentes envolvendo motos: em 2013 foram 13, enquanto em 2012, 12. A redução é de 7,14%.

Ceará é o quinto estado com maior apreensão de droga em 2012, diz PRF

Estatística da Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) mostra que o Ceará é um dos cinco estados onde ocorreram mais apreensões de drogas nas estradas, em 2013, mesmo não fazendo fronteira com países produtores de entorpecentes, como a Bolívia e o Paraguai. Desde o início de 2013, a PRF-CE apreendeu 146 quilos de cocaina, 122 quilos de crack e 1.357 quilos de maconha, mais do que o dobro do que foi apreendido em todo o ano de 2012, que totalizou 650 quilos.
A BR-116 é uma das principais rotas do tráfico de drogas, segundo a polícia. A estrada liga estados do Sul do Brasil a Fortaleza. Na quarta-feira (29), a Polícia Federal interceptou duas carretas na rodovia. Nelas foram encontrados pouco mais de 700 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, dispostas em forma de tijolos e escondidos em caixas de papelão. Duas pessoas foram presas por tráfico internacional de drogas.
Outra rota identificada pela PRF-CE é a BR-304, na região de Aracati, e que dá acesso ao Rio grande do Norte.
De acordo com a PRF-CE, as blitze têm ajudado no combate ao tráfico de drogas. Além disso, com a fiscalização mais intensa realizada nos aeroportospela Polícia Federal. Mesmo com o aumento do tráfico de droga em aeroportos, a circulação maior de drogas ocorre por via terrestresegundo a PRF.

Série Especial - Iguatu: O cartão postal da “Gramado do Nordeste”


Uma serra com queimadas, fumaça, fortes odores e muito lixo é o “sejam bem vindos” do município. (Foto: André Costa/Agência Miséria)
Na terceira e última reportagem da série especial sobre os problemas do maior polo econômico do Centro Sul Cearense, o Site Miséria mostra o “cartão postal” da cidade de Iguatu. Quem chega à cidade é recebido de forma pouco amistosa. Uma serra com queimadas, fumaça, fortes odores e muito lixo é o “sejam bem vindos” do município que estampou os noticiários dos últimos anos com desfiles natalinos exuberantes, imponentes e festivais de quadrilhas grandiosos.

Mãos calejadas, face castigada pelo forte sol e um olhar distante. São marcas de um homem que há 22 anos divide espaço com moscas e urubus. Um homem cuja resposta para a pergunta “Qual seu maior sonhos?” é “Com a vida que levo hoje não posso sonhar com nada”. Um depoimento doloroso, que denuncia as mazelas e condições sub-humanas vividos por muitos brasileiros. Sebastião de Souza Castro, 49 anos, conta que chegou na cidade em 1991 e desde então tem o “lixo como sustento”.

Sebastião de Souza Castro, 49 anos, conta que chegou na cidade em 1991 e desde então tem o “lixo como sustento”. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

A entrevista segue e, parafraseando o romancista Gabriel de Queiroz, pergunto se “Um homem sem sonhos é um homem sem vida”, Seu Sebastião, inquieto durante todo o momento, pensa alguns segundos e responde, “tomara que não[...] tenho que colocar comida dentro de casa de forma honesta, a mulher [esposa] e três filhos dependem de mim[...] deixo os sonhos com os três [filhos]”, responde em meio a gestos quase automáticos, se abandando com as mãos e expulsando as centenas de milhares de moscas que dão um ar ainda mais deprimente àquele local.

O catador revela a existência de mais “15 ou 20 famílias” que sobrevivem do ofício. Um trabalho árduo, degradante de almas e sonhos, porém, honesto, como faz questão de ressaltar Sebastião. “Infelizmente  a vida é assim, uns nascem com muito, outros com quase nada. Nossos político só pensa  em enricar [sic] e esquecem do povão. É difícil, é o que resta, mas não estamos roubando, nem matando pra conseguir o feijão com arroz”, relata sem demonstrar preocupação alguma com meia duzia de abutres que brigam pelo pedaço de um osso, há poucos metros.

O Site Miséria mostra o “cartão postal” da cidade de Iguatu. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

2014: Além da Copa


O número é surpreendente. Mais de 200 toneladas de lixo são coletados por ano no país. Em média, cada brasileiro produz 1,1 kg de lixo por dia. Contudo, o Congresso Nacional aprovou, após 21 anos de discussões, a lei que prever  extinção dos lixões até o ano de 2014. O ano em que alguns (poucos) esperam ansiosamente pelo pontapé da Copa do Mundo, outros tantos anseiam o dia em que terão vidas melhores.

Outro avanço proposto por a lei é que fabricantes, distribuidores e consumidores de limpeza pública sejam obrigados a implantar um sistema de logística reversa, ou seja, uma vez descartadas, as embalagens são de responsabilidade dos próprios fabricantes, que devem criar um sistema para reciclar o produto.

Construção do Aterro Sanitário e a esperança de dias melhores

Há quatro anos o Ministério Público Estadual (MPE) proibiu a construção do aterro sanitário, localizado no Sítio Julião por considerar a área inadequada devido ao alagamento nas estações chuvosas. Além das irregularidades detectadas pelo MPE, SEMACE e IBAMA, a justiça apontou superfaturamento na obra que inicialmente estimava custos de 2,3 milhões de reais.

Em 2011, o Jornal O Povo noticiou a irregularidade, publicando que o então prefeito Agenor Neto (PMDB) seria levado à justiça, através de investigações do MPF. A obra teve um salto de 117%, passando a custar cerca de cinco milhões.

Alheios a toda as denúncias e irregularidades, a realidade é inexorável às famílias que lá  “vivem a espera de um milagre”. “As promessas que esse lixão ia acabar é antiga, mais passa ano, entra ano estamos aqui”, diz Sebastião, para logo em seguida cravar: “Torcemos que chegue o dia em que nossos vizinhos sejam humanos e não os urubus”. Vítima de um sistema falho e excludente, o catador de traços dramáticos demonstra que  a simpatia e educação não foram jogadas ao lixo.

“Dá licença jovem, tenho que vasculhar àquela área”, aponta com o dedo indicador mostrando o emaranhado de sacos, madeiras e caixas; com a onipresente companhia dos   urubus e moscas, pintando de preto um cenário triste, porém, real.

Saiba Mais

Existem 98.138 habitantes no município iguatuense.
Iguatu é o maior polo econômico da região Centro Sul, e ganhou notoriedade nos últimos anos pela realização do “Iguatu Natal de Luz”, quando a cidade transforma-se na “Gramado do Nordeste” (termo dado pelo então prefeito Agenor Neto 2005 - 2012) e atrai milhares de turistas de todo país.
Cidadãos ilustres: Maestro Eleazar de Carvalho e o músico compositor Humberto Teixeira.

Relembre as outras reportagens da série:

Série Especial - Iguatu: Os problemas da saúde na “Gramado do Nordeste”

Série Especial - Iguatu: Os problemas do saneamento básico na “Gramado do Nordeste”

domingo, 2 de junho de 2013

No Palmeiras, volante Souza sofreu lesão no joelho e foi titular em 35% dos jogos

Novo reforço do Cruzeiro, Souza teve dificuldades para manter regularidade enquanto defendia o Palmeiras no começo desta temporada. Vítima de uma lesão no joelho esquerdo, que o afastou por 25 dias, o volante foi titular em 35% dos jogos da equipe alviverde.

Em 28 partidas disputadas pelo Palmeiras entre Campeonato Paulista e Copa Libertadores, Souza começou jogando 10 vezes. Entretanto, o volante permaneceu em campo durante todos os 90 minutos em apenas seis jogos. Com sete participações saindo do banco de reservas, foram 17 partidas disputadas pelo jogador nos cinco primeiros meses de 2013.

Pela Copa Libertadores, Souza disputou sete das oito partidas do Palmeiras, até a eliminação diante do Tijuana, nas oitavas de final. Titular em cinco das seis partidas na fase de grupos, o volante começou no banco de reservas os dois jogos com a equipe mexicana, sendo acionado pelo técnico Gilson Kleina durante as partidas. Na segunda delas, marcou, de pênalti, o gol palmeirense na derrota por 2 a 1, no Pacaembu.

Foi no Campeonato Paulista que Souza permaneceu mais distante do time titular. O volante começou jogando em cinco dos 20 jogos do Palmeiras, que acabou eliminado pelo Santos, nas quartas de final. Naquele jogo, que terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal, o novo reforço do Cruzeiro saiu do banco de reservas e converteu sua cobrança na disputa de pênaltis, vencida pelo time alvinegro por 4 a 2.

Conhecido pelos chutes fortes em cobranças de faltas, Souza não balançou as redes dessa forma em 2013. São dois os gols marcados neste ano. Além do pênalti diante do Tijuana, pela Libertadores, o volante fez um gol com bola rolando na sétima rodada do Campeonato Paulista, em empate por 2 a 2 com o Mogi Mirim.

Em negociação com o Cruzeiro, Souza foi afastado pela diretoria do Palmeiras e não participou das duas primeiras rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira, o diretor de futebol cruzeirense, Alexandre Mattos, anunciou a conclusão do acerto, com a cessão do atacante Ananias para o clube paulista. O novo reforço celeste deverá ser apresentado no início desta semana.

Os números de Souza em 2013:

17 jogos disputados (7 pela Libertadores e 10 pelo Paulistão)
6 jogos completos
4 jogos como titular e substituído
7 jogos saindo do banco de reservas
2 gols marcados (um de pênalti e outro com bola rolando)
1 cartão amarelo e nenhum vermelho

Atlético não sai do 0 a 0 com o São Paulo e soma primeiro ponto no Brasileiro

Atlético e São Paulo ficaram no 0 a 0 na noite deste domingo, na Arena Independência, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo segue sem vencer na competição. Estreou com derrota para o Coritiba, fora de casa. Já a partida válida pela segunda rodada, contra o Grêmio, foi remarcada para o dia 12, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Na próxima quarta-feira, o Alvinegro vai a Volta Redonda encarar o Vasco.

O Jogo

Sem a intensidade de jornadas anteriores em casa, devido ao desgaste físico e emocional dos últimos jogos, o Atlético apostou nos contra-ataques. O encaixe demorou a acontecer. O time errou muitos passes.

O São Paulo começou com maior posse de bola, mas finalizou poucas jogadas. A primeira boa chegada foi aos 22 minutos, com Juan, que cruzou e Gilberto Silva cortou no momento certo. Já aos 34, o goleiro Victor saiu mal do gol na cobrança de escanteio, Lúcio cabeceou e Marcos Rocha salvou de cabeça em cima da linha.

Nos 10 minutos finais, o Galo foi melhor e teve duas boas oportunidades para abrir o placar. Aos 36 minutos, Luan foi lançado na área e, frente a frente com o goleiro Rogério Ceni, preferiu cortar para o meio, atrapalhando-se na finalização. Quatro minutos depois, Marcos Rocha ganhou a bola na lateral, avançou e rolou na entrada da área para Luan, mas o atacante pegou mal na bola.

O roteiro não mudou muito na etapa final. Apesar do volume de jogo maior do São Paulo, foi o Atlético que levou perigo primeiro. Aos nove minutos, Ronaldinho cobrou rápido a falta e surpreendeu a defesa tricolor. Jô recebeu na área e mandou a bomba. Rogério Ceni tirou com a ponta dos dedos.

O São Paulo também não marcou por muito pouco, aos 12 minutos. Aloísio fez boa jogada em cima de Richarlyson, cruzou e Osvaldo perdeu na cara do gol.

Já aos 16 minutos, o Tricolor ficou com um a menos em campo. Depois do chutão do goleiro Victor, Denílson cortou com a mão a bola, que ficaria com Ronaldinho livre no ataque, e foi expulso.

Mesmo em desvantagem numérica em campo, o São Paulo ameaçou com um chute forte de Douglas aos 25 minutos que Victor espalmou. Já o Atlético pressionou, mas só concluiu na meta nos minutos finais. Quase balançou as redes aos 40 minutos, depois que Ronaldinho lançou e Tardelli desviou e Ceni defendeu. E aos 44, com Jô de cabeça e nova defesa do goleiro. Nos acréscimos, Guilherme também cabeceou para a defesa de Rogério Ceni.

ATLÉTICO 0 X 0 SÃO PAULO

ATLÉTICO
Victor; Marcos Rocha (Josué), Leonardo Silva, Gilberto Silva e Richarlyson; Pierre (Rosinei), Leandro Donizete, Diego Tardelli, Ronaldinho e Luan (Guilherme); Jô. Técnico: Cuca

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Lúcio e Carleto (Juan); Rodrigo Caio, Denílson, Maicon e Lucas Evangelista (Wellington); Aloísio (Rodolfo) e Osvaldo. Técnico: Ney Franco

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 2 de junho de 2013

Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Altemir Hausmann (RS)

Cartão amarelo:
Denílson, Maicon (SPA); Marcos Rocha, Leandro Donizete, Tardelli, Leonardo Silva, Ronaldinho (ATL)
Cartão vermelho: Denílson (SPA)

Pagantes: 10.830
Renda: R$ 344.250,00

Em jogo de belos gols, Brasil e Inglaterra empatam na reabertura do Maracanã

A reabertura oficial do Maracanã ficará marcada na história por um movimentado empate por 2 a 2 entre Brasil e Inglaterra, ocorrido na tarde deste domingo. A seleção brasileira teve uma grande atuação no primeiro tempo, mas cansou de perder gols e não conseguiu tirar o zero do placar. Na etapa final, até saiu na frente, mas levou a virada e só não perdeu por causa de um lindo gol de Paulinho.

O remodelado estádio, que será utilizado na Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo do ano que vem, não foi inspiração suficiente para que a seleção voltasse a vencer um adversário de peso. O último triunfo aconteceu justamente diante da Inglaterra, por 1 a 0, em novembro de 2009, em amistoso disputado no Catar, ainda sob o comando do técnico Dunga.

Se a vitória não veio, a seleção pôde comemorar uma atuação mais solta e criativa, principalmente no primeiro tempo, quando Neymar comandava as ações e a equipe só não abriu o placar porque o goleiro Joe Hart estava inspirado. No segundo tempo, o novo contratado do Barcelona pouco apareceu, bem marcado, mas Fred e Paulinho garantiram os gols brasileiros. Oxlade-Chamberlain e Rooney marcaram para os ingleses.

A seleção brasileira ainda fará mais um amistoso antes do início da Copa das Confederações. No domingo que vem, os comandados de Luiz Felipe Scolari enfrentarão a França, na Arena Grêmio. A estreia na competição acontecerá no próximo dia 15, diante do Japão, em Brasília.

O JOGO - O técnico Luiz Felipe Scolari surpreendeu na escalação e colocou Luiz Gustavo como titular no lugar de Fernando, que vinha treinando na equipe. Na lateral esquerda, Filipe Luís venceu a concorrência com Marcelo, e no ataque a opção foi por Hulk, ao invés de Lucas, ao lado de Neymar e Fred.

Empurrada pela torcida, a seleção começou em cima e teve um bom momento logo aos quatro minutos, quando Neymar aproveitou cruzamento da esquerda e tentou o voleio. A bola parou na zaga. Na sequência, Hulk e Fred puxaram o contra-ataque e Neymar finalizou de esquerda para longe do gol.

REUTERS/Ricardo Moraes
Chute de Wayne Rooney desviou em Fernando
Aos 16 minutos, Daniel Alves recebeu de Neymar e bateu de longe, à direita. Mas a primeira grande chance aconteceu no minuto seguinte. Daniel Alves deu lindo lançamento para Neymar, que dominou errado e contou com a falha de Glen Johnson para ficar de frente para John Hart, que saiu bem e impediu o gol.

Neymar era o grande nome do ataque brasileiro e quase marcou um golaço aos 21 minutos. Ele arrancou da intermediária pelo meio, deu lindo drible em Cahill e bateu colocado, à esquerda de Hart. O gol brasileiro parecia estar amadurecendo, enquanto a Inglaterra sequer incomodava o sistema defensivo.

Mais seis minutos e Neymar deu linda enfiada para Hulk, que foi abafado por Hart. No rebote, Filipe Luís dividiu com o goleiro e quase marcou. Se Neymar era o dono do jogo, Joe Hart era o destaque inglês e voltou a parar o ataque brasileiro aos 30 minutos, em chute de fora da área de Oscar. Era um bombardeio ao goleiro, que aos 36, ficou apenas olhando a bola passar rente à trave, após toque de letra de Hulk.

A única chegada da Inglaterra aconteceu aos 39 minutos. Glen Johnson avançou pela direita e deu boa enfiada para Walcott, que bateu de primeira. Dessa vez foi Julio Cesar que impediu a abertura do placar no último grande momento do primeiro tempo.

REUTERS/Ricardo Moraes
Paulinho comemorou com Hernanes seu belo gol
Felipão voltou com a equipe mais ofensiva, com Hernanes no lugar de Luiz Gustavo, além de Marcelo na vaga de Filipe Luís, mas a seleção piorou. Com isso, o treinador mexeu novamente e colocou em campo Lucas, no lugar de Oscar.

Mas foram as substituições anteriores que definiram o primeiro gol brasileiro, aos 11 minutos. Marcelo tocou para Hernanes que finalizou por cobertura, com um lindo toque. A bola explodiu no travessão e sobrou para Fred. Apagado até então, o atacante mostrou seu faro de artilheiro e bateu de primeira, sob Hart, que não pegou.

O gol acordou a Inglaterra, que foi para cima e quase marcou aos 19 minutos. Milner arriscou de fora da área, a bola desviou em Thiago Silva e passou perto. Na cobrança de escanteio, Rooney subiu sozinho e cabeceou para fora. Mais dois minutos e Oxlade-Chamberlain, que havia acabado de entrar, marcou. Lampard tocou para Rooney, que ajeitou para o jovem do Arsenal. Ele bateu de primeira, seco, no canto direito de Julio Cesar.

Os ingleses começaram a gostar do jogo e foram para cima até conseguirem a virada. Aos 33 minutos, Rooney recebeu a bola pela esquerda e arrancou. Os jogadores brasileiros preferiram só cercar e deram espaço para o atacante, que bateu colocado, por cobertura, no ângulo esquerdo de Julio Cesar, que só olhou.

Apesar do claro desânimo da seleção e da torcida com a virada, o Brasil chegou ao empate em um lampejo de inspiração de Paulinho, aos 36 minutos. Lucas arrancou pelo lado direito e cruzou para a área. O volante do Corinthians esperou ela cair e bateu em um lindo voleio, no contrapé de Hart.

BRASIL 2 X 2 INGLATERRA

BRASIL -
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Filipe Luís (Marcelo); Luiz Gustavo (Hernanes), Paulinho (Bernard) e Oscar (Lucas); Hulk (Fernando), Neymar e Fred (Leandro Damião). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

INGLATERRA - Joe Hart; Glen Johnson (Oxlade-Chamberlain), Gary Cahill, Jagielka e Baines (Ashley Cole); Phil Jones, Carrick, Milner e Lampard; Walcott (Rodwell) e Wayne Rooney. Técnico: Roy Hodgson.

GOLS - Fred, aos 11, Oxlade-Chamberlain, aos 21, Rooney, aos 33, e Paulinho, aos 36 minutos do segundo tempo

ÁRBITRO - Wilmar Roldán (Fifa/Colômbia)
CARTÃO AMARELO - Hulk (Brasil)

RENDA - R$ 8.615.730,00
PÚBLICO - 57.280 pagantes (66.000 total).
LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio (RJ).

Governo do Ceará anuncia concurso com 3 mil vagas para professores

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a  Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), anunciaram nesta sexta-feira (31) que publicado em7  de junho no Diário Oficial o edital do concurso público para três mil vagas para professores da  rede estadual.

“É importante garantir a entrada  de professores na rede pública com vínculo efetivo”, ressaltou a secretária Izolda Cela.  As vagas serão distribuídas nas diversas disciplinas do  ensino médio. Os aprovados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 2.444,92, mais auxílio alimentação  no valor mensal de R$ 220,00, para 40h/a semanais.

As inscrições do concurso para professores da rede pública acontecem  entre 22 de junho e 21 de julho deste ano. Toda a normatização do  processo estará disponível no edital. As disciplinas que apresentam os  maiores números de vagas são português (981), matemática (863), língua  inglesa (285), seguidos de geografia e história, cada uma com 166 vagas.  Para assumir o cargo de professor, o candidato deverá ter grau superior  em nível de licenciatura plena.

Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da  Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o concurso é composto de três  etapas que objetivam qualificar o processo. A primeira, marcada para o  mês de setembro, abrangerá uma prova escrita objetiva, com 80
questões  de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

A terceira fase, que  deve acontecer em dezembro, é constituída de exame de títulos, de caráter classificatório. De acordo com a secretária Izolda Cela, o concurso atenderá às necessidades atuais existentes na rede estadual de ensino, devido,  principalmente, ao números de aposentados e à expansão das Escolas de  Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Os aprovados vão atuar em escolas da rede pública estadual, que atende a  mais de 500 mil alunos. Em todo o Ceará, são 680 unidades de ensino.

A  matrícula no ensino médio corresponde a 358 mil estudantes que nesse  nível de ensino tem um currículo composto pelas seguintes disciplinas:  história, geografia, filosofia, sociologia, matemática, física, biologia, química, língua inglesa, língua espanhola, língua portuguesa, artes e educação física.

Polícia flagra dupla tentando assaltar banco em Redenção, no Ceará

Pela a terceira vez em 50 dias, a agência da Caixa Econômica Federal da cidade de Redenção, a 63 km de Fortaleza, é alvo de assaltantes. Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste sábado (1º), quando tentavam entrar no prédio da agência bancária.
Segundo informações da Polícia Militar, por volta de 3h20, o grupo cortaram a energia elétrica da agência e desligou o circuito de câmeras. Enquanto o suspeito de 19 anos observava a movimentação na rua do lado de fora da agência, o adolescente, de apenas 14 anos, tentava entrar pelo teto.
Os vigilantes do banco perceberam a ação e acionaram a PM por telefone. Os dois foram detidos em flagrante e, segundo a PM, integram a quadrilha responsável pelos assaltos anteriores. Nos dois primeiros assaltos, os suspeitos conseguiram levar o dinheiro e as armas dos vigilantes. Mas, neste sábado, após serem flagrados, tiveram as armas apreendidas.
A PM tem informação de que outros dois suspeitos participaram da tentativa de assalto. Buscas estão sendo realizadas em Redenção e nas cidades vizinhas a procurar dos fugitivos.

Quadrilha suspeita de fraudar concursos públicos é presa no CE

Sete pessoas foram presas neste domingo (2), suspeitas de fazer parte de uma quadrilha especializada em fraudar concursos públicos. Um dos alvos da quadrilha era o concurso para Analista e Técnico do MP-CE, realizado neste domingo. A operação para desarticular a quadrilha foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Policia Civil e Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Coin).
Na operação, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Fortaleza, Roberto Facundo. O crime seria praticado por candidatos inscritos no concurso, que receberiam as respostas das questões da prova, através de um ponto eletrônico. Com alguns acusados, foram apreendidos o material e com o líder da quadrilh, foram encontrados 41 pontos eletrônicos. A quadrilha cobrava R$ 30 mil para os candidatos participantes da fraude.
De acordo com o promotor de Justiça Manoel Epaminondas Vasconcelos Costa, do MP-CE, o concurso não chegou a ser fraudado e, por isso, não será anulado. Dos sete presos neste domingo, apenas um foi fazer a prova. Segundo o promotor, o MP-CE recebeu várias denúncias sobre a ação da quadrilha e, na semana passada conseguiu identificar os suspeitos.
O promotor Manoel Epaminondas disse, ainda, que além do trabalho investigativo para prender a quadrilha, o concurso teve cuidados adicionais: "O edital previa que os candidatos não poderiam ter acesso ao prédio com qualquer equipamento eletrônico. A organização do concurso, a cargo da Fundação Carlos Chagas, também usou detector de metais. Sabemos que isso causou transtornos para os candidatos, mas foi necessário para garantir a lisura do certame já que o Gaeco conhecia a forma de atuação da quadrilha e detinha informações de que ela agiria no início da manhã do concurso", explica.

Série Especial - Iguatu: Os problemas do saneamento básico na “Gramado do Nordeste”

André Costa
Abrir a porta de sua casa e dar de cara com um “mar de lama” não exclusividade de um ou dois bairros da cidade. (Foto: André Costa/Agência Miséria)
Na segunda reportagem da série especial sobre os problemas do maior polo econômico do Centro Sul Cearense, o Site Miséria mostra os problemas do saneamento básico de Iguatu. Visitamos bairros distintos do município e constatamos a realidade em que muitas famílias vivem em pleno século XXI. Um problema conjuntural que apresenta tentáculos em quase todos os cantos do Brasil, porém, visto de forma quase que natural pelos governantes.

Abrir a porta de sua casa e dar de cara com um “mar de lama” não exclusividade de um ou dois bairros da cidade. Moradores do bairro Paraná convivem em desarmonia com mosquitos e insetos oriundos do esgoto a céu aberto localizado defronte de suas casas. As obras que iniciaram há sete anos estão inacabadas e o canal daquele bairro está parcialmente aberto. As reclamações ultrapassam às fronteiras da “simples fedentina”. Um povo exposto às doenças e à falta de humanidade. Uma parte da sociedade que vive à margem das políticas de inclusão social; retrograda ao desenvolvimento.

Moradores do bairro Paraná convivem em desarmonia com mosquitos e insetos oriundos do esgoto a céu aberto localizado defronte de suas casas. As obras que iniciaram há sete anos estão inacabadas e o canal daquele bairro está parcialmente aberto. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

“Não tenho o que falar. Bata a foto e ela dirá tudo”, relata a moradora da principal rua de acesso aos Bairros Areia e João Paulo II. O esgoto formado defronte à sua residencia, existe, segundo ela, há anos, e pouco se faz para contê-lo. “Isso aqui é antigo, desde quando era calçamento existe essa imundice. Asfaltaram a rua e a situação continua a mesma”, explica. De acordo com ela, no período invernoso a situação tende a piorar. “Qualquer chuvinha isso aqui fica cheio da água, os carros e motos passam com rapidez e espirram água para todo canto, molhando paredes, casas e quem tiver por perto”. Além das águas fétidas, a dona de casa reclama dos pernilongos que se reproduzem no esgoto, gerando incomodo durante as noites e pondo em risco à população.

Os bairros periféricos não gozam de exclusividade no que diz respeito aos esgotos a céu aberto que cortam ruas e avenidas. Nas principais vias da cidade, o problema dá mostras de que a falta de investimento no saneamento básico é generalizado. Avenida Perimetral, Rua Cruzeiro do Sul e Agenor Araújo, três dos mais importantes logradouros da cidade, corroboram às queixas supracitadas. No Centro da cidade é possível flagrar os o esgoto à céu aberto, dividindo espaço com lojas, consumidores, veículos e transeuntes.

Os bairros periféricos não gozam de exclusividade no que diz respeito aos esgotos a céu aberto que cortam ruas e avenidas. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

80% dos municípios


"Hoje a situação no Ceará é que, dos 184 municípios, apenas 35 tem seus planos de saneamento básico concluídos. Até o final do ano, teremos no máximo 50% finalizados", alerta Alceu Galvão, coordenador de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (ARCE). A entidade auxilia os municípios na criação de políticas para os planos municipais, em parceria com a Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE).

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Perfil dos Municípios (MUNIC) apenas um terço dos municípios cearenses possuem política de saneamento básico. Políticas que nem sempre se refletem na realização das obras.

No último dia 11 de Novembro à reportagem do jornal Diário do Nordeste, através do Jornalista Roberto Moreira noticiou que “Agenor Neto [então prefeito do município] conseguiu com o senador Eunício Oliveira R$ 60 milhões para saneamento. Iguatu será o  primeiro município a ter 100% de saneamento dos seus canais e lagoas, um feito”. Até esta data, a realidade, a exemplo da saúde pública de Iguatu, destoa das entrevistas concedidas em blogs, site e rádios, bem como dos discursos realizados por alguns governantes.

Falta de drenagem e ruas alagadas

Além da falta de saneamento em quase todo o território iguatuense, a população enfrenta, nos períodos chuvosos, enchentes e alagamentos. Ruas com precariedade de drenagem, falta de locais apropriados para escoamento das águas e limpeza adequada nas “bocas de lobos” completam a equação resultante em vias intransitáveis e casas invadidas pelas águas da chuva.

Chuvas de pequeno porte (5 à 15 milímetros) são o suficientes para causa transtornos a dadas localidades. A aposentada Maria Uchôa, moradora da Rua Agenor Araújo relata “os apuros” em que ela é submetidas todos os anos com a chegada da chuva. “Qualquer gota que caia do céu já é motivo de preocupação, o que era pra ser comemorado por aliviar o calor e trazer melhorias para plantação e gado é motivo de dor de cabeça. Essas ruas que cortam a Agenor Araújo viram verdadeiros rios, ninguém consegue passar, o lixo acumula, o fedor sobe e as muriçocas a noite são insuportáveis”, expõe.

No último dia 09 de Maio, a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrou pluviosidade de 98 milímetros na zona urbana. (Foto: André Costa/Agência Miséria)

Na maior precipitação do ano no município, vários bairros foram invadidos pelas águas, gerando caos e medo na população. No último dia 09 de Maio, a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrou pluviosidade de 98 milímetros na zona urbana. Os bairros mais atingidos foram a Vila Neuma, Paraná, Centro e os periféricos, em que a situação é ainda pior, por decorrência da falta de assistência do poder público.  A correnteza da água leva consigo tudo que vem pela frente, sobretudo a esperança de um povo que sonha com o dia em que o “brilho e a magia dos desfiles natalinos” ultrapassem a fronteira do “mundo imaginário” e agraciem àqueles que pagam seus (altos) impostos afim de terem, no minimo, condições dignas de moradia.

Saiba Mais

Existem 98.138 habitantes no município iguatuense.
Iguatu é o maior polo econômico da região Centro Sul, e ganhou notoriedade nos últimos anos pela realização do “Iguatu Natal de Luz”, quando a cidade transforma-se na “Gramado do Nordeste” e atrai milhares de turistas de todo país.
Cidadãos ilustres: Maestro Eleazar de Carvalho e o músico compositor Humberto Teixeira.

Relembre a primeira reportagem da série especial:
Série Especial - Iguatu: Os problemas da saúde na “Gramado do Nordeste”

bate papo

visitantes em todo mundo