quarta-feira, 20 de março de 2013

QUILON PEIXOTO FALA SOBRE FECHAMENTO DO HNSL.



O médico Quilon Peixoto Farias, diretor clínico do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – HMNSL, utilizou-se no último dia 19 de março de 2013, ao meio-dia, do Programa Espaço Livre, a cabo do radialista Nacélio Cavalcante, nos estúdio da emissora Papagaio-FM em Icó, para falar acerca do fechamento do hospital em referência, ocorrido há dois meses por problemas financeiros, bem como, narrou os momentos mais importantes de sua vida relacionada a medicina.


Sem entrar em qualquer discussão político-partidária, o médico se emocionou em vários momentos, quando de seus desafios pessoais para se formar, igualmente, pela coragem já naquele tempo de abrir em seu município uma unidade de saúde.

A entrevista foi acompanhada por muita gente simples do povo, que lotou os estúdios da Papagaio-FM (97,5), bem como por muitos ouvintes em suas residências.

PARA ENTENDER O CASO.

No dia 13 de janeiro de 2013, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – HMNSL comunicou a imprensa local e aos icoenses, que por diversos problemas financeiros, estava fechando em definitivo, inclusive, expôs uma enorme faixa defronte a unidade de saúde alegando as dificuldades encontradas, sugerindo, pois, que doravante os enfermos procurassem o Hospital Público denominado “Regional de Icó”.
Em ofício da lavra da diretora do Hospital, Sra. Lourdes Peixoto, protocolada no Ministério Público da Comarca, ela esclarece e relaciona as dificuldades financeiras para manutenção do hospital, inclusive, “aponta que a gestão Marcos Nunes não repassou recursos ao hospital nos meses de novembro e dezembro de 2012” (sic).

Mais adiante, afirma que a atual administração, tendo e frente o prefeito Jaime Júnior (DEM), não quis renovar o convenio a partir de janeiro de 2013.

O fato ganhou a imprensa estadual. Ouvido, o diretor Charles Peixoto confirmou os fatos. Ou seja, o débito de 2012 para com o hospital, bem como, a não renovação do contrato.

A secretaria de saúde, Lúcia Barreto, confirmou que o débito de dois meses foi de responsabilidade da gestão finda, e também, diz que a gestão atual tem interesse em renovar o convênio, desde que, haja uma minuciosa prestação de contas e que o serviço seja de fato e de direito prestado de acordo com o convênio.

Pois bem, esta é a apertada síntese do fato.

AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Partindo desta situação, ademais, como saúde pública está relacionada a todos e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é um patrimônio do povo icoense, onde todos se sentem relacionados a ele, o Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB), através da assembléia legislativa, convocou “audiência pública” para discutir importante tema, vez que todos os recursos do poder público foram cessados em relação ao HMNSL.

A audiência ocorrerá nesta quinta-feira (21\03), às 9h, na sede da Câmara Municipal de Icó.
 
Fonte: Blog do Fabrício Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo