terça-feira, 4 de junho de 2013

Tradicional festa junina gera briga entre padre e fiéis em Farias Brito, CE

Moradores dizem que foram impedidos pelo padre de realizar festejo. Padre afirma ter fechado igreja por questões de segurança.

 

Os moradores de uma vila rural da cidade de Farias Brito, a 481 km de Fortaleza, dizem não poder realizar a tradicional festa do pau da bandeira de Santo Antônio porque o pároco local é contra. Segundo eles, o padre cortou a madeira que serviria de sustentação para a bandeira e trancou a igreja de Reriutaba, onde acorreriam os festejos.
O padre Adalmiran Barbosa afirma que as medidas foram tomadas em consenso para evitar o consumo exagerado de bebidas e de drogas, além do desmatamento da região. Quanto ao fechamento as portas da igreja, ele justificou que fez isso por segurança.

Na noite de terça-feira, quando seria realizado o novenário de Santo Antônio, a Igreja estava fechada e os fiéis celebraram sozinhos, do lado de fora. “Desde o ano passado que ele [o padre] vem ameaçando acabar com as tradições da gente e foi isso que revoltou”, disse uma das organizadoras da festa, Uberlita Correia de Menezes.

Morador de Farias Brito há quatro anos, o carioca Ricardo Félix se disse surpreso com a decisão do padre. “É primeira vez que vi isso na minha vida e espero que mude”, disse. A bandeira de Santo Antônio foi pendurada na torre da igreja.


Barbalha

A principal festa do Pau da Bandeira do Ceará ocorre na cidade de Barbalha, também no Cairiri. O carregamento do Pau da Bandeira é um dos momentos mais esperados da festa e acompanhado por uma procissão de pessoas e “solteironas” que buscam tocá-lo para “sair do caritó”.
Um mastro de cerca de 23 metros e mais de duas toneladas, transportado ao longo de seis quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, é fincado no patamar da Igreja Matriz de Barbalha.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é que 500 mil pessoas participem dos festejos de Santo Antônio de 1° a 13 de junho, dia do santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo