domingo, 15 de julho de 2012

Tecnologia Indiana bloqueia sinal de celular dentro do carro



Tecnologia impede que celulares sejam utilizados pelos motoristas (Foto: Reprodução/SlashGear)
Pesquisadores indianos criaram uma tecnologia que é capaz de bloquear o sinal dos celulares dentro do carro enquanto o veículo está em movimento. O objetivo do aparato de radiofrequência é impedir o uso dos telefones móveis pelos motoristas, evitando que eles possam ligar, enviar SMS ou qualquer outra atividade semelhante enquanto dirigem.
O uso de celulares no trânsito é proibido tanto no Brasil quanto em uma centena de outros países. O problema é que esta lei não é respeitada por grande parte dos motoristas. Os pesquisadores indianos, então, para ajudar os próprios usuários a evitarem acidentes, criou a tecnologia que bloqueia qualquer sinal de celular enquanto o veículo está em movimento.
O acessório fica instalado dentro do automóvel, e quando detecta o movimento do carro e o acesso do celular a uma rede telefônica, cria um pequeno campo de interferência que impede qualquer comunicação entre o aparelho e as antenas de celular. De acordo com pessoas que já testaram a tecnologia, a interferência cobre apenas o assento do motorista, liberando os demais passageiros a utilizarem seus telefones.
Esta forma de bloqueio do sinal, porém, não impede o uso de outras atividades do celular, como filmar, fotografar, jogar ou qualquer outra função que não dependa da comunicação com a rede de telefonia. Mas não deixa de ser um bom começo para a conscientização dos motoristas no trânsito.
Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo