terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vinte bandidos são transferidos de Alagoas para penitenciária federal



Por: Mônica Cavalcante
A Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), através da Superintendência Geral da Administração Penitenciária (SGAP), realizou na manhã desta segunda-feira (17), a transferência de 20 presos, considerados de alta periculosidade, para um presídio federal.
Os vinte reeducandos, entre provisórios e condenados, foram transferidos na manhã desta segunda-feira para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). A transferência foi liberada após solicitação do Estado de Alagoas ao Departamento Penitenciário Nacional. O pedido foi feito com o objetivo de manter a tranquilidade e melhor convívio dentro das unidades prisionais locais.
“Não nos furtaremos, em nenhum momento, em buscar a tranquilidade e combater a violência em nosso Estado. Estamos aqui para isso, e vamos nos esforçar para sempre levar a paz aos lares alagoanos. Essa é mais uma ação, dentre algumas que estão em prática, para reprimir atitudes de violência”, explicou o Secretário de Estado da Defesa social, Dário Cesar.
Ainda durante a madrugada todos os presos foram levados para fazerem o exame de corpo de delito, e por volta das 9h da manhã todos já estavam no Aeroporto Zumbi dos Palmares para embarque e voo às 12h. Toda a operação aconteceu em total normalidade.
“Não tivemos nenhuma alteração, tudo foi bem articulado para o bom andamento da operação. Em uma operação deste tamanho e de tal importância, é preciso o máximo de cuidado e muita competência de todos os envolvidos, e foi o que aconteceu”, comemorou o tenente coronel Marcos Sérgio, coordenador da operação.
Os presos são acusados de crimes como latrocínio, homicídio, formação de quadrilha, assalto a banco e há alguns membros de facções criminosas. No presídio estavam tentando a articulação para desestabilizar o sistema. “Sem êxito, esses presos tentaram manipular e realizar ações de desordem nas unidades prisionais. Essa é mais uma prova de quem manda no Estado; não podemos deixar que um grupo de 20 pessoas seja capaz de desestabilizar todo um sistema”, esclareceu o superintendente geral de Administração Penitenciária, Carlos Luna.
A operação contou com cerca de 80 homens, entre agentes penitenciários do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) e do Grupo de Escolta e Remoção (GER), além do reforço de homens do Bope, da Polícia Militar de Alagoas.
Todos os presos foram ouvidos e tiveram o atendimento da Ouvidoria Geral da Administração Penitenciária, ao prestarem depoimentos. A instituição registrou os telefones de contato para avisar às famílias. Por questão de segurança, o contato só será feito após embarque de todos. A Assessoria de Comunicação da SGAP também participou e esteve envolvida no processo desde o começo da operação.
O voo foi realizado em avião da Força Nacional. Os agentes envolvidos a partir do embarque dos vinte presos no aeroporto Zumbi dos Palmares são dessa instituição e agentes penitenciários federais.
Quem são os transferidos
- Alexandre Paulo de Santana, ‘Gordo’;
- Adeilson José da Silva, ‘Pernambuco’, ‘Marcelo Pé’ ou ‘Barnabé’;
- Cicero Gomes da Silva;
- Cleber Vieira da Silva;
- Constantino Carlos Donizeti Gizzi;
- Dione Dutra de Carvalho, ‘Dione’;
- Edcarlos da Silva;
- Jailson José Paes de Freitas Júnior, ‘Júnior Boca’;
- Jerfferson Thyago Viana Leite, ‘Juca’;
- José Edvaldo Nunes dos Santos, ‘Tita’;
- José Marques Lisboa;
- Josivan da Silva, ‘Pelé’;
- Julio Ribeiro dos Santos, ‘Keke’;
- Mailson Santos da Silva, ‘Carioca’;
- Marcos Roberto da Silva, ‘Suave’, ‘Marquin’, ‘HO’ ou ‘Vinícius Santana’;
- Rafael Cavalcante Gomes, ‘Rafa’;
- Ulisses Fortunato Pereira da Silva, ‘Tiozinho’;
- Wellmanderson Carlos da Silva Dias, ‘Dudu da Pena’;
- Wendell Vieira Gomes;
- Wilson Marques de Albuquerque, ‘Galeguinho’.
EMERGÊNCIA190

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo