terça-feira, 18 de outubro de 2011

Transposição do Orós pode causar perda de água

O Sistema de Transposição das Águas do Açude Orós para o Riacho Feiticeiro foi inaugurado há uma semana, mas já é motivo de preocupação para os agropecuaristas e piscicultores da bacia do reservatório. O temor é a redução do nível da água acumulada, que pode afetar unidades produtoras. Integrantes da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe apontam erros estruturais do projeto e reclamam contra o desperdício de água em um percurso de 35km por leito natural ao longo do Riacho Feiticeiro.

"Não somos contra a adutora, que deve priorizar o abastecimento humano, mas o desperdício de água, que escorre no leito natural de um riacho, perenizando um vale ainda sem projetos de irrigação", observou o integrante do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Paulo Landim. "O Açude Feiticeiro está com mais de 70% de sua capacidade e há vários anos que não há crise de desabastecimento naquele distrito". Landim lembrou que o reservatório sangrou em 2008 e em 2009.

O presidente do comitê, Alcides Duarte, disse que deverá haver uma reunião extraordinária para debater a liberação de água para o sistema adutor Orós - Feiticeiro. "Precisamos saber se a liberação será reduzida após a cheia de açudes no percurso ou se a vazão inicial será mantida", explicou. "Não há motivo para perenizar o riacho agora se não há projetos de irrigação", defende ele.

A secretária de Agricultura de Quixelô, Marta Rocha, percorreu ao lado de Landim e de Duarte, o trecho adutor e também disse estar preocupada com a liberação de água. "Em várias comunidades na bacia do Açude Orós há projetos de piscicultura e plantio de grãos e o nosso temor é a drástica redução do nível do açude, prejudicando os criatórios e a lavoura", disse. "Esperamos que a Cogerh faça o monitoramento dessa liberação de água e use o bom senso", aponta.

De acordo com Landim, há 500 famílias que exploram a atividade de piscicultura a partir da criação de tilápias em tanques-redes nos Municípios de Orós e Quixelô. Nesses projetos, foram investidos mais de R$ 500 milhões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nos últimos sete anos.

A liberação de água do Açude Orós foi debatida em reunião com a participação de técnicos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) e integrantes do comitê de cinco sub-bacias hidrográficas em junho passado, na cidade de Iguatu. No encontro, ficou definido que a vazão do Açude Orós poderia ir até 7,5 metros cúbicos por segundo, incluindo as liberações para o Açude Feiticeiro, Açude Lima Campos e por meio da válvula dispersora para o Rio Jaguaribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo