segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Com apenas 25,4 kg, mulher tem que comer a cada 15 minutos para ficar viva

Esta mulher americana sofre de uma síndrome rara que a impede de ganhar peso. Ela tem que comer a cada 15 minutos para permanecer viva. Lizzie Velasquez, 21, do Texas é estudante de Comunicação, pesa apenas 25,4 kg e tem quase zero por cento de gordura corporal, mas isso não é por culpa da anorexia. Ela faz 60 pequenas refeições por dia, compostas por entre 5.000 e 8.000 caloria. Velasquez nasceu prematura e quando tinha quatro semanas os médicos descobriram que havia líquido amniótico no útero. Especialistas em genética não conseguiam diagnosticar sua doença e seu caso fascinou médicos de todo o mundo. Agora ela é parte de um estudo executado pelo professor Abhimanyu Garg, em Dallas. Garg acredita que Velasquez pode ter a Neonatal progeróides, síndrome que provoca envelhecimento acelerado, perda de gordura da face e do corpo. Pessoas com PRS muitas vezes têm faces triangulares e envelhecem prematuramente.

Lizzie diz: ´Eu me peso com regularidade e se eu ganhar só um quilo já fico animada. Eu como a cada 15-20 minutos para manter meus níveis de energia em alta. Eu como pequenas porções de batatas fritas, doces, chocolate, pizza, frango, bolos, donuts, sorvete, macarrão e tortas durante todo o dia, então eu ficar chateada quando as pessoas me chamarem de anoréxica. Quando conheço novas pessoas, tenho que dizer: ´Oi, eu sou Lizzie e eu tenho essa síndrome rara, eu não sou anoréxica ´.

Lizzie tem um irmão chamado Chris, 12, e uma irmã Marina, 15, que são ambos normais.

Os pais de Lizzie dizem: ´Eles nos disseram que não tinha idéia de como ela poderia ter sobrevivido. Eles nos disseram que ela nunca seria capaz de andar, falar ou ter uma vida normal. Tivemos que comprar roupas de bonecas na loja de brinquedos porque as roupas de bebê eram grandes demais. ´

Apesar da sua aparência, o cérebro de Lizzie, ossos, órgãos internos… se desenvolveram normalmente, mas ela quase morreu duas vezes: uma quando seu apêndice foi rompido aos 16 anos e outra vez aos 19 anos, porque as células de seu sangue não se multiplicaram adequadamente (ela ficou gravemente anêmicas ). Lizzie nasceu com dois olhos castanhos, mas quando ela tinha quatro anos, seu olho direito começou a mudar de cor e ela ficou cega apenas desse olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo