Brasileiros e belgas vão intensificar a cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia. O acordo foi definido nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme. Uma das ideias é usar a tecnologia belga para lidar com lixo nuclear, além da troca de experiências para satélites espaciais, segurança em aeroportos e portos, além da administração de hidrovias.
Com humor, o primeiro-ministro disse que os belgas pretendem ajudar o Brasil na organização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. "(Na Copa do Mundo de 2014) queremos cooperar pois participaremos, humildemente, sem a intenção de ganhar."
A conversa entre Dilma e Leterme durou cerca de uma hora. O assunto mais corriqueiro foi a crise internacional, mas a proposta do aumento na concessão de bolsas de estudo para brasileiros na Bélgica também teve espaço.
A presidente brasileira ressaltou que o primeiro-ministro foi convidado a participar da Conferência Rio+20, programada para 2012, no Rio de Janeiro. Na ocasião, vão ser debatidos temas como preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde. Para os especialistas brasileiros, a conferência pode definir novos padrões para o setor.
Com informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.