segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ceará vacina contra gripe menos da metade das pessoas em risco


O Ceará segue com o terceiro pior índice de vacinação contra a gripe no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (21), 534.125 pessoas receberam a vacina no Ceará, o que representa 40,7% da população alvo: crianças, profissionais da área de saúde, idosos e gestantes. A meta da campanha é vacinar 80% da população alvo e termina nesta sexta-feira (25).
Apenas Roraima e Mato Grosso do Sul têm índice de vacinação pior do que o Ceará. Em todo o Brasil, 13,5 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 44,87% da população alvo. A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Carla Domingues, faz um apelo para que as pessoas tomem a vacina nesta reta final da campanha. “O prazo está acabando e o inverno chegando. Então, as pessoas precisam se proteger contra o vírus da gripe”, alerta.
  • A vacina contra a gripe, segundo o Ministério da Saúde, é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
No Ceará, cinco pessoas morreram por conta da gripe A neste ano. Segundo Anastácio Queiroz, diretor do hospital São José, onde foi registrada uma morte conta da doença, os óbitos poderiam ter sido evitados casos os pacientes tivessem sido vacinados.
No Ceará, o grupo com melhor adesão à campanha, até esta segunda-feira, ocorreu entre as crianças. Foram aplicadas 99.183 doses da vacina no grupo, 50,32% do total. Cerca de 40 mil trabalhadores da saúde já receberam a vacina, o que representa 46% do total. Já entre os idosos, o índice de cobertura vacinal foi de 38,26%. O percentual corresponde a 348.010 mil pessoas com mais de 60 anos.
As gestantes alcançaram o percentual de 40,24% de cobertura, ou seja, 39.666 mil futuras mães procuraram uma unidade de saúde para receber a vacina. E o último grupo que forma o público alvo, os indígenas, teve 9.880 pessoas vacinadas no Ceará.

G.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo