Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, estão testando uma substância que pode reduzir os efeitos do álcool no cérebro, amenizando a embriaguez. De acordo com estudos preliminares feitos num simulador de condução de veículos, quem ingeriu a droga, chamada de iomazenil, conseguiram frear mais rapidamente e mostraram uma tendência menor a desviar para a pista errada.
Mas o objetivo dos pesquisadores não é apenas evitar acidentes causados por quem desrespeita a lei e dirige depois de beber. Eles esperam que o iomazenil poderia ajudar no desenvolvimento de uma pílula de sobriedade para reduzir a ingestão de quem consome muita bebida alcoólica, já que a substância ameniza os efeitos do álcool no cérebro. Bebendo menos, os danos ao fígado e a outros órgaos do corpo diminuiriam.
- Um medicamento que tem o potencial de bloquear as ações do álcool no sistema nervoso central pode ajudar no tratamento da intoxicação por álcool e do alcoolismo - disse o psiquiatra Deepak D'Souza, que está participando da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.