Eles podem estar ao seu lado, mas você não percebe. Uma lista da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) mostra os 16 homens mais procurados do Ceará. Roubo a banco e a estabelecimentos comerciais, sequestro, tráfico de drogas, homicídios e formação de quadrilha são os principais crimes cometidos por eles.
Na lista, estão homens como César Almeida de Andrade, vulgo Alemão, que mesmo sendo cadeirante, é acusado de liderar uma quadrilha interestadual especializada em sequestros e roubos. Segundo a SSPDS, “Alemão” já foi considerado um dos criminosos mais perigosos do país.
César Almeida de Andrade foi indiciado pelo sequestro do empresário cearense José Azevedo Sobral, em 5 de julho de 2001, e do “doleiro” Alexander Diógenes Ferreira Gomes, ocorrido no dia 16 de setembro de 2002. O acusado encontra-se com mandado de prisão em aberto.
Este “Alemão” não é o mesmo responsável pelo furto ao Banco Central do Ceará, mas integrantes daquela quadrilha ainda estão foragidos. São eles Fernando de Carvalho Pereira, conhecido como Fernandinho, e Marcos Rogério Machado Morais, “Rogério Bocão”.
Ambos acusados estão foragidos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) desde o dia 5 de fevereiro de 2011. Eles conseguiram fugir em uma ação realizada por dez homens armados, que deixou um policial militar baleado e agentes penitenciários feridos.
Outro nome importante da lista é o ex-vereador do município de Ipu, Antônio Fábio Borges, mais conhecido por Fábio Fabuloso. Segundo o levantamento, ele é acusado de roubos e homicídios. A atuação de Fábio vai além de Fortaleza, já que, de acordo com a SSPDS, ele chefiava um grupo criminoso especializado em clonagem de cartões no Rio de Janeiro.
O Portal Jangadeiro Online reuniu mais dados importantes sobre os criminosos mais procurados do Cerá. Caso saiba mais informações, denuncie por meio do telefone 181. Não é necessário se identificar. Veja a lista: