quinta-feira, 31 de maio de 2012

CATARINA-CE: Tensão e ameaça de morte agita clima político



Uma reviravolta no cenário político de Catarina, na região dos Inhamuns, culminou em uma ameaça de morte que teria partido do vice-prefeito contra a família do próprio prefeito da cidade.

Diante do fato, o prefeito Jefferson Paes de Andrade (PMDB) – que já havia se deparado com uma bomba artesanal arremessada contra sua residência – reforçou sua segurança pessoal. Ontem, ele confirmou ter sofrido ameaça, mas não revelou o autor, dizendo que quer evitar polêmica.

Na Assembleia Legislativa, o assunto foi discutido ontem entre deputados estaduais que são votados na região. Danniel Oliveira (PMDB) e Perboyre Diógenes (PMDB) denunciaram que a ameaça de morte partiu do atual vice de Jefferson, Frutuoso Rodrigues Neto (PSDB).

O motivo seria uma ruptura política de Jefferson com o ex-prefeito Lamartine Rodrigues (PMDB) – filho de Frutuoso. Antigo aliado de Jefferson, Lamartine foi o principal apoiador da candidatura do atual prefeito, em 2008, quando este se candidatou à reeleição. Até recentemente, o filho de Frutuoso era o mais cotado para ser o candidato a prefeito da situação, com apoio de Jefferson.

Segundo Perboyre, ao saber que o prefeito não apoiaria mais a pretensa candidatura de Lamartine, Frutuoso teria ligado para o pai de Jefferson e avisado que “haverá mortes” caso fosse confirmada a ruptura política.

Ao O POVO, Jefferson confirmou o rompimento, disse ter sido “obrigado” a não mais apoiar Lamartine para prefeito de Catarina, mas não revelou detalhes, dizendo que não gostaria de falar sobre o assunto. Segundo Danniel Oliveira, houve “fatos muito pessoais”, envolvendo as famílias de Jefferson e de Lamartine, que levaram à reviravolta no cenário pré-eleitoral de Catarina.

Tranquilidade
Da tribuna da Assembleia, o deputado Osmar Baquit (PSD) disse já ter conversando com Frutuoso e com Lamartine sobre o assunto e que eles teriam garantido que não haverá morte em Catarina. Segundo Baquit, “o Jefferson pode ficar tranquilo que ele vai viver mais cem anos”.

O POVO tentou contato com Lamartine Rodrigues através do telefone celular informado pela secrtetaria do PMDB, mas o número estava desligado ou fora da área de cobertura.

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA

A ameaça de morte não é a primeira manifestação de violência da política do município de Catarina. Em dezembro do ano passado, uma bomba artesanal foi encontrada dentro da residência do prefeito.

Perfil de Catarina

Distante quase 400 km de Fortaleza, o município de Catarina possui quase 19 mil habitantes e tem uma economia movimentada majoritariamente pelo setor de serviços. Indústria e agropecuária, juntos, movimentam quase 20% da economia local, enquanto os serviços respondem por cerca de 80% da produção.
 
A cidade fica localizada na região dos Inhamuns, vizinha dos municípios de Acopiara, Arneiroz, Mombaça e Saboeiro. As CEs 060, 371 e 277 são vias de acesso para a cidade.
 
Emancipada desde 1957, Catarina hoje tem cerca de 8,3 mil cidadãos aptos a votar, igualitariamente divididos entre homens e mulheres. Quem nasce em Catarina é chamado “catarinense”.

2 comentários:

  1. Parabéns por derrubar este princípio de império da família Frutuoso. Que de agora em diante ocorra uma nova caminhada sem imposição.

    Grato, Fábio Gomes de São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. parabéns jeferson vc foi o único homem cidadão de catarina capaz de realizar o que catarina realmente merece de verdade o que deveria ter
    sido feito há mais de 50 anos.

    Antonio c garcia
    Guarulhos/sp

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo