quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reitor é recebido pelo Prefeito de Icó para tratar sobre criação da UFCA

O Reitor da UFC, Jesualdo Farias, foi recebido quinta-feira (26) pelo Prefeito de Icó, Marcos Eugênio Nunes, na sede da Prefeitura daquele município, situado a cerca de 370 quilômetros de Fortaleza. O motivo da visita foi para tratar sobre a futura instalação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O Projeto de Lei nº 2208/2011, em tramitação na Câmara dos Deputados e de autoria do Executivo, prevê a criação da nova instituição federal de ensino superior no modelo multicampi, a partir do desmembramento do Campus da UFC no Cariri, com a implantação dos campi de Icó e Brejo Santo.
Trata-se da terceira universidade federal a ser criada em solo cearense (a Unilab foi a segunda, em 2010) visando reduzir o déficit histórico do número de instituições públicas federais no Estado. Desde sua inauguração em 2009, o Campus do Cariri surgiu como semente de uma universidade no Cariri, o que agora está perto de se transformar em realidade.
A comitiva, formada pelo Reitor, o Diretor e a Vice do Campus da UFC no Cariri, professores Ricardo Ness e Suely Chacon, respectivamente, foi recebida pelo Prefeito e o Vice, Charles Peixoto, o secretário Municipal de Educação, Getúlio Oliveira, o Secretário Adjunto de Cultura, Valdir Batista, o Procurador do Município, Hermano Limeira, e o deputado estadual Francisco Leite Neto Nunes (PMDB).

Durante a audiência, o Reitor explicou o processo de expansão da UFC no Interior do Ceará, iniciado em 2001. Falou sobre o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da UFCA a partir do desmembramento do Campus do Cariri. "Criar uma universidade é uma coisa muito séria. Tem que ser com muito critério porque senão ela nasce desqualificada", afirmou Jesualdo Farias. O Reitor foi ouvido pelas autoridades presentes e respondeu a dúvidas e questionamentos.

Os cursos a serem criados ainda não estão definidos e serão objeto de discussão junto à comunidade, através de audiências públicas a serem realizadas após a aprovação do projeto de lei. Como tutura da nova instituição, a UFC pautará essa discussão em fatores técnicos e baseada na demanda da sociedade, explicou o Reitor. Ao todo a UFC oferece 110 cursos de graduação, distribuídos em Fortaleza e nos campi do Cariri, Sobral e Quixadá.

Para funcionar como campus em Icó a nova Universidade precisará de espaços físicos e uma das opções são os prédios históricos já tombados pelo Patrimônio. Conforme o Prefeito de Icó, Marcos Eugênio Nunes, o município é um dos três mais antigos do Estado (depois de Aquiraz e Fortaleza) e possui muitas edificações históricas. Para o Prefeito, a história de Icó se dividirá em antes e depois da instalação do campus. De acordo com ele, todos os esforços serão feitos para oferecer a infraestrutura necessária visando à instalação da unidade universitária.

No âmbito interno da UFC, foram formados sete Grupos de Trabalho no Campus do Cariri para discutir as principais demandas do campus no processo de transformação em universidade. Os grupos são compostos por professores, alunos e servidores técnico-administrativos. São pautados nos seguintes temas: Aspectos Físicos - Arquitetura e Planejamento do Desenvolvimento Físico e Ambiental; Aspectos Organizacionais; Tecnologia da informação (TI); Aspectos Acadêmicos; Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Consolidação do Campus e Assistência à Comunidade Acadêmica.

AGENDA - A agenda do Reitor no Cariri será encerrada na tarde de hoje (27) com visita ao Crato, onde funciona o curso de Agronomia. O campus novo com seis blocos já está em funcionamento desde agosto. Pela manhã, o Reitor se reuniu com os diretores do Campus do Cariri para tratar de assuntos internos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fones: 85 3366 7331/ 3366 7332)

Foto: Mateus Leandro

Esta informação, está no site da UFC :


http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=12708&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo