segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ronda do Quarteirão de Iguatu completa 3 anos no dia 28 de Agosto


O Ronda do Quarteirão é um programa de segurança pública do Ceará implementado inicialmente em novembro de 2007,
em cinco áreas piloto na Capital do Estado, sendo logo após expandido para a região metropolitana de Fortaleza.
No interior, primeiramente as cidades com mais de 100 mil habitantes receberam o policiamento comunitário, sendo que em 28 de agosto de 2009 o programa foi implantado na cidade Iguatu.
Em Iguatu contou a princípio com 37 policiais militares, distribuídos em 04 áreas de atuação, abrangendo todos os bairros da sede do município.
Com o advento da Lei estadual Nº 14.685, de 30 de abril de 2010, o Programa passou a ter um batalhão de referência, surgindo assim o Batalhão de Policiamento Comunitário – BPCom, sediado em Fortaleza, e Iguatu se torna a sede do N.P.C. XXIII (Núcleo de Policiamento Comunitário 23), fazendo parte da Célula da Região Sul.

Em setembro do ano de 2010, o NPC XXIII teve o seu efetivo aumentado para 140 homens e passou de 04 para 10 áreas de atuação abrangendo, além do município de Iguatu (06 áreas), os municípios de Icó (02 áreas) e Acopiara (02 áreas).
Atualmente, o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM) é responsável por 29 Núcleos de Policiamento Comunitário, tendo a composição de aproximadamente 4000 homens, presente em 43 municípios
e atendendo a uma população estimada em 05 milhões de habitantes. Seu atual comandante é Tenente-Coronel PAULO SÉRGIO Braga.
O atual Supervisor do Ronda do Quarteirão em Iguatu é 1º Tenente PM ARQUÊNIO Braga Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo