quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tremores de terra de até 2.9 graus na escala Richter atingem interior do CE

Tremores foram registrados pelo Laboratório de Sismologia da UFRN. Segundo Defesa Civil, não há registro de vítimas ou feridos.

Dois tremores de terra foram registrados na tarde desta quinta-feira (2) na cidade de Sobral, na Zona Norte do Ceará, de acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora esse tipo de fenômeno na região.

Segundo o laboratório, o epicentro foi entre as cidade de Sobral, Meruoca e Alcântaras. Segundo a Defesa Civil de Sobral, não há registro de vítimas ou pessoas feridas nem de grandes danos em estruturas.
O maior tremor ocorreu por volta das 16h, segundo o Laboratório de Sismologia, e teve intensidade de 2,9 graus na escala Richter, que vai de zero a nove.
De acordo com o laboratório, os tremores são comuns na região de Sobral e também em Natal, no Rio Grande do Norte e em parte de Pernambuco. Os tremores ficam em torno de 2 e 3 graus na escala Richter, segundo o laboratório, e não são perigosos.
3 mil tremores
Desde 2008, o Laboratório Sismológico da UFRN registrou mais 3.000 tremores na Zona Norte. O mais forte deles foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.
Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo