segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alemanha, Reino Unido e França pedem suspensão do plano nuclear do Irã

Os líderes de Alemanha, Angela Merkel, do Reino Unido, David Cameron, e França, Nicolas Sarkozy, pediram novamente nesta segunda-feira (23) que o Irã "suspenda imediatamente" seu programa nuclear após a adoção pela União Europeia de novas sanções contra Teerã, em um comunicado comum apresentado pela Presidência francesa.
"Pedimos aos dirigentes iranianos que suspendam imediatamente suas atividades nucleares sensíveis", escreveram a chanceler alemã, o primeiro-ministro britânico e o presidente francês, acrescentando, apesar disso, que "a porta está aberta se o Irã aceitar se comprometer seriamente com as negociações sobre seu programa nuclear".

"Não aceitaremos que o Irã se dote de arma nuclear. Até o momento, o Irã não respeitou as obrigações internacionais, exportando a violência e ameaçando o conjunto da região", prosseguem os dirigentes europeus.
"Até que o Irã retorne à mesa das negociações, ficaremos unidos para aplicar medidas fortes que comprometam a capacidade do regime de financiar seu programa nuclear, mostrando o quanto custará ao país seguir um caminho que ameace a paz e a segurança de todos", concluem Merkel, Sarkozy e Cameron.
Os países da União Europeia decidiram, nesta segunda-feira, impor um embargo sobre o petróleo, gradual e sem precedentes, contra o Irã, além de sancionar seu Banco Central, para tentar impedir o financiamento de um programa nuclear que supõem ser destinado à fabricação da bomba, sob a cobertura de atividades civis, o que Teerã sempre negou.

tópicos: Alemanha, França, Irã, Reino Unido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo