terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nasa registra tempestade solar em vídeo

Radiação solar mais forte desde 2005 atinge a Terra até esta quarta (25).
Fenômenos interfere nos satélites e nos sinais de rádio perto dos polos.

A Nasa publicou nesta terça-feira (24) um vídeo da tempestade solar mais forte desde setembro de 2005. O fenômeno registrado no domingo liberou radiação que atinge a Terra nesta terça e quarta-feiras.
A tempestade geomagnética foi classificada como de categoria 3 em uma escala que vai até 5. Por isto, é considerada "forte", mas não "grave".
Segundo o site da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), um evento de categoria 3 pode causar alterações nos sistemas informáticos dos satélites, bem como nas comunicações por rádio nos polos. A navegação aérea e as plataformas petrolíferas também podem ser afetadas nestas regiões.
  • Também é uma boa oportunidade para moradores de lugares próximos ao Polo Norte para admirar a aurora boreal.
A primeira parte do vídeo tem imagens em azul, porque essa é a cor usada para o registro da luz em um comprimento de onda propício para visualizar as tempestades solares. A segunda parte mostra um vídeo do Observatório Solar Heliosférico da Nasa com a atividade da estrela entre os dias 19 e 23 de janeiro; no fim, é possível perceber a emissão violenta de partículas de alta energia.
Frame de vídeo da Nasa de tempestade solar (Foto: AP Photo/Nasa)Frame de vídeo da Nasa de tempestade solar (Foto: AP Photo/Nasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo