Cinco homens armados invandiram na madrugada desta quarta-feira (4) o Fórum de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Os assaltantes iniciaram a ação criminosa após render um vigia que trabalhava no bairro Bugi e o levaram com refém até a unidade judiciária.
Ao chegar no local, os acusados ameaçaram também o vigilante identificado apenas como Antonio Francisco, que foi obrigado a liberar a entrada dos homens que estavam encapuzados. Ao entrar no fórum, os assaltantes arrombaram várias salas atrás de documentos e armas.
De acordo com o site local Iguatu.net, antes da fuga os vigilantes foram amarrados com fitas adesivas. Policiais Militares chegaram ao local por volta das 3h30.
”Eles apontaram duas armas na minha cabeça e perguntaram onde estão as armas, eu disse que não sabia. Aí eles foram entrando em todas as salas e vasculharam tudo, na saída nos amarraram com fitas adesivas e nos deixaram no chão. Eles levaram um cofre pequeno e alguns documentos é o que vi”, afirmou o vigilante Boanerges de Queiróz Facó, em entrevista ao site Iguatu.net.
Na última segunda-feira (2) o Fórum de Horizonte, na região Metropolitana de Fortaleza, também foi alvo de assaltantes. Eles amarraram o vigilante e tentaram arrombar o cofre da unidade judiciária, mas não conseguiram. Em julho de 2011 o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou convênio com os ministérios da Defesa e da Justiça para transferir ao Exército as armas guardadas em fóruns de justiça.
O Comando do Exército ficaria encarregado da destruição das armas. “Dessa forma as armas não voltarão a alimentar o ciclo vicioso do crime”, explicou na época o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ), juiz Luciano Losekann. (Imagem: Iguatu.net)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.