O emissário israelense presente na reunião de terça-feira (3), em Amã, com os negociadores palestinos expôs as linhas gerais de Israel para solucionar o conflito na região, afirmaram as duas partes nesta quinta-feira (5).
"A parte israelense apresentou seu ponto de vista oralmente em 22 tópicos, mas não apresentou nenhum documento por escrito", declarou hoje Nimr Hamad, conselheiro político do presidente palestino, Mahmoud Abbas.
Na reunião, a parte palestina apresentou um documento escrito, segundo o anfitrião, o chanceler jordaniano Nasser Jawdeh.
- Os pontos apresentados por Yitzhak Molcho (representante de Israel) não eram muito diferentes dos expostos por seu primeiro-ministro, Netanyahu, ao presidente Abbas, em setembro de 2010, nas reuniões de Washington, Sharm el Sheikh e Jerusalém.
Molcho e o negociador palestino, Saeb Erakat, celebraram na terça-feira, em Amã, uma reunião com os representantes do Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU), e depois se reuniram bilateralmente na presença do chanceler jordaniano.
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, detalhou nesta quinta-feira que o exposto por Molcho "não inclui mudanças com relação às propostas de princípio de Israel" e acrescentou que "as posições finais de Israel nas negociações não foram mencionadas porque há parâmetros a esclarecer".
Está previsto outro "encontro exploratório" na Jordânia para a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.