O ano termina com boas notícias para o setor agropecuário do município de Icó, na região Centro-Sul.
Seis empreendimentos obtiveram o selo da Agricultura 100% Familiar. No Ceará, foram entregues 30 selos. A certificação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário em parceria com o Instituto Agropolo.
Os empreendimentos que ganharam o selo Agricultura 100% familiar foram: Associação dos Apicultores (mel em sache e pote); Colônia de Pescadores Z 27 (filé de peixe e bolinha); Associação de Produtores do Conjunto Pedrinhas (iogurte); Conjunto de Produtors do Conjunto Alfa (arroz); Associação de Produtores do Conjunto Gama (arroz e goiaba); e o produtor César Nogueira (iogurte e queijo).
“O CVT dá orientação que resultou em melhor organização da produção, reformulação do marketing e apoio logístico ao processo de beneficiamento do mel em sache”, explicou o coordenador do CVT, João Anselmo dos Santos.
A conquista de Icó foi comemorada pelos produtores rurais e pelo secretário de Agricultura, Mailton Bezerra. “Com essa conquista, vamos ampliar as vendas governamentais para a merenda escolar, ampliando emprego e a renda no campo”, disse.
Um dos destaques foi a Associação dos Apicultores de Icó, que no ano de 2011, teve um desenvolvimento considerável. O setor é mais uma opção econômica para os agricultores e tornou-se referência na região Centro-Sul. O crescimento é resultado de parceria com a Secretaria de Agricultura do município e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó.
SOLENIDADE.
Durante o seminário sobre o Programa Leite Fome Zero, realizado no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, foi lançado o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e o Selo da Agricultura 100% Familiar.
O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio da Ematerce, Instituto Agropolo, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e Governo Federal.
Na ocasião, foi entregue a trinta empreendimentos cearenses o selo da Agricultura 100% Familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.