Um comboio com 15 viaturas e 200 soldados do Exército Brasileiro pertencente ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMTZ), sediado na cidade de Petrolina, em Pernambuco chegou na noite de ontem a região do Cariri. Os militares foram enviados pelo Comando Militar do Nordeste, atendendo solicitação do governo do estado do Ceará, diante da paralisação dos policiais militares e bombeiros na região do Cariri e Centro Sul do Ceará. Assim que chegaram a região, 70 militares desembarcaram na cidade de Crato e 130 foram distribuídos nos bairros de Juazeiro do Norte.
Os militares estão sob o comando do capitão Campelo e foram recebidos em Juazeiro na praça do Giradouro pelo prefeito Manoel Santana e pelo Secretário Municipal de Segurança, Claudio Luz. A Guarda Municipal passou a auxiliar o exército, acompanhando os militares para mostrar os pontos mais complicados nos bairros juazeirenses, uma vez que todos os integrantes são de outro estado e não conhecem nada na terra do Padre Cícero. A tropa ficou baseada no ginásio Poliesportivo e veio equipada para passar vários dias, caso seja necessário. “Restabelecer a ordem pública imediatamente na cidade de Juazeiro é a nossa meta”, afirmou o capitão Campelo.
Em todas as cidades caririense a Policia Militar cruzou os braços e começou uma onda de assaltos e arrastões por todas as partes Nas maiores cidades da região o comércio fechou as portas a partir do meio-dia, desta terça-feira, temendo a onda de boatos que tomou conta de toda região. Em Juazeiro do Norte duas casas lotéricas foram assaltadas, muitas pessoas também foram assaltadas nas ruas e algumas motos tomadas de assalto. As concessionárias de veículos só funcionaram pela manhã. A tarde fecharam as portas temendo os boatos de arrastões. Os prejuízos no comércio em Juazeiro, Crato e Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales e Iguatu são enormes. Diretores das entidades que representam os lojistas nessas cidades estão indignados.
Muitas cidades pararam por completo no dia de ontem. Postos de combustíveis sem funcionar, correios fecharam ao meio-dia, as indústrias liberaram seus funcionários mais cedo e foi um verdadeiro corre-corre no centro das grandes cidades. Farmácias, lotéricas, restaurantes, churrascarias, mercadinhos e supermercados, fecharam ao meio-dia. Em Crato e Juazeiro as ruas do comercio mais pareciam de uma cidade fantasma. Por todo dia de hoje existe a expectativa de que tudo volte ao normal, após as primeiras ações dos militares do exército. O comércio deve abrir normalmente a partir das 7 e meia, como de costume
ACABOU A GREVE
Noticias procedentes da fortaleza dão conta que acabou na madrugada desta quarta-feira, 4, a greve dos policias militares e bombeiros do Ceará. A categoria acatou o documento aprovado pelo Governador Cid Gomes em assembleia e entraram em acordo para voltar às atividades imediatamente. Os militares saíram satisfeitos com os termos do acordo aprovado. Entre eles estão a incorporação de R$ 850 para todos os policiais em atividade, pensionistas, tanto da polícia militar como bombeiros, assim como 7% de aumento para os servidores. A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais foi outro item acatado na proposta.
O acordo garante anistia geral de processos abertos desde o primeiro de novembro de 2011. A proposta decreta a anulação da liminar da desembargadora Sérgia Miranda, com dispensa de multas individuais e para entidades. Participariam da reunião os líderes do movimento grevista, o presidente Associação de Cabos e Soldados, Flávio Sabino; o presidente da Associação dos Praças da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará, Pedro Queiroz, e o presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Ceará, deputado capitão Wagner Souza.
B.Macário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.