terça-feira, 16 de outubro de 2012

Açudes vazios: chuvas no Ceará só devem ocorrer em dezembro

O Ceará passa por um grave período de estiagem em 2012. As chuvas do ano foram escassas e além dos prejuízos causados à agricultura, os açudes estão com baixo nível de água. Chuvas significantes somente devem cair em dezembro.
De acordo com o boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), apenas o açude Gavião, localizado no município de Pacatuba, distante 32 quilômetros de Fortaleza, está com volume acima de 90%. Atualmente o reservatório acumula cerca de 31 milhões de m³ de água, o que representa 92% da sua capacidade total. Junto ao Gavião, o Eixão das Águas ajuda no abastecimento hídrico do estado.

Volume abaixo de 30%

Segundo a Cogerh e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), dos 139 açudes monitorados, 40 apresentam volume abaixo de 30%, dentre eles: Carmina (14%), localizado no município de Catunda, Santa Maria(14%), localizado no município de Ererê, Penedo (21%), localizado no município de Maranguape, Pompeu Sobrinho (23%), localizado no município de Choró, Jerimum(10%), localizado no município de Irauçuba, Farias de Sousa (22%), localizado no município de Nova Russas, Souza (14%), localizado no município de Canindé, Madeiro(6%), localizado no município de Pereiro, e Sucesso (8%), localizado no município de Tamboril.

Chuvas escassas

De janeiro à setembro deste ano, o volume acumulado de chuvas no estado caiu cerca de 15%. Segundo a meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Cláudia Rickes, a tendência é que os níveis baixem ainda mais já que a estiagem permanecerá nos próximos meses. “Como não haverá chuvas significativas para o aumento considerável dos níveis dos açudes, é consequência da evaporação das águas devido as altas temperaturas climáticas que permanecerão”, disse.

Chuvas de pré-estação

Ainda de acordo com a meteorologista, apenas em dezembro ocorrerão chuvas significativas no estado. “Neste período são comuns as chuvas de pré-estação, causadas por frentes frias, resultante dos sistemas atmosféricos de baixa pressão. Essas frentes atingem o Nordeste brasileiro e no Ceará as chuvas iniciam no sul do estado, mais provavelmente na região do Cariri. No litoral as chuvas serão leves devido as brisas”, Pontuou Cláudia Rickes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo