sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Chove em 73 cidades do Ceará; Groaíras registra 126 mm

Choveu em 73 municípios do Ceará entre 7h de quinta-feira (3) e 7h desta sexta-feira (4), segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O último boletim do órgão, registrado às 10h20 desta sexta, mostra que a Região da Ibiapaba recebeu o mair índice de chuva. Na cidade de Groairas, por exemplo, choveu 126 mm.

Ainda segundo a Funceme, choveu 80 mm em Mucambo, 70 mm em Ibiapina, 69.6 em São Benedito e 69 mm em Graça. Na Grande Fortaleza, a maior chuva foi registrada em Maracanaú, 40 mm. Segundo o órgão, a pré-estação de chuvas está sendo ocasionada por um vórtice ciclônico, que um é sistema de baixa pressão atmosférica que causa nebulosidade em seu entorno.
“Esse sistema meteorológico é uma grande circulação de ar entre 5 mil e 13 mil metros de altitude, que favorece a formação de nuvens e provoca chuva nas suas bordas. O centro dele está localizado sobre a Bahia e o Ceará está sob a borda norte”, explica Dayse Moraes, integrante da equipe técnica da Funceme. Ainda conforme a Funceme, as pancadas de chuva devem continuar por, pelo menos, mais 24 horas.
G1.Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo