sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

160 anos de emancipação - Iguatu festeja e pede paz no trânsito



O município de Iguatu é polo na região centro-sul do Estado. Veículos destruídos em acidentes são expostos na via pública para alertar moradores e motoristas sobre os cuidados no trânsito FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu Hoje esta cidade polo da região Centro-Sul, comemora 160 anos de emancipação política. É, portanto, feriado municipal. Bancos, repartições públicas, indústrias e a maioria das lojas comerciais não funcionam. A Prefeitura elegeu a segurança no trânsito como tema principal da programação de aniversário de fundação do município. Há, também, inaugurações de obras, assinatura de ordem de serviço e palestras.

Dezenas de carros e motos destruídos por acidentes foram colocados em pontos estratégicos da cidade, nas praças e esquinas de maior movimentação de veículos e pessoas. O objetivo é chamar a atenção dos moradores para os riscos do transporte irregular. Ao lado, faixas com mensagens educativas tentam sensibilizar os condutores de veículos a respeitar a legislação de trânsito vigente

A ideia deu certo. Nos últimos dias, os problemas relacionados com o trânsito transformaram-se no principal tema de conversa entre as pessoas e nos meios de comunicação. "A gente sente um choque quando passa em uma esquina e vê um carro todo destruído", disse a comerciária Lourdes Silva. "É um alerta para os motoristas e motociclistas".

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que a campanha de educação no trânsito será permanente. "Vamos tratar desse assunto durante os quatro anos da nossa gestão", disse. "Ao final da nossa administração queremos ter reduzido os índices de acidentes". O projeto inclui palestras, debates, visitas às escolas e uma ampla mobilização da comunidade local.

Alcântara mostra-se preocupado com o crescimento de número de acidentes de trânsito. "Jovens e pais de família perdem vida ou sofrem traumas", disse. "Os condutores precisam ter prudência, respeitar as leis de trânsito". O prefeito fez referência à entrada de pessoas acidentadas na emergência do Hospital Regional de Iguatu e ao número crescente de multas em decorrência da desobediência ao Código de Trânsito.

As obras de infraestrutura, de engenharia de trânsito e a implantação de sinalização também entraram no debate.

Na noite de ontem, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) houve palestras e discussão com representantes de entidades de classe, clubes de serviço, sindicato, associações comunitárias e igrejas no seminário de Integração das Políticas Públicas de Trânsito de Iguatu. Um comitê permanente tratará da questão e de ações propositivas

Durante esta semana, aconteceram solenidades de inauguração de oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF) nas localidades de Suassurana, Barro Alto, Santa Rosa, Cajazeiras, Gadelha e nos bairros Santo Antonio, Vila Centenário e Vila Neuma, além da entrega de casas populares no distrito de José de Alencar e de uma área de lazer no bairro Veneza.

Missa
Ontem à noite, para festejar o aniversário de emancipação política de Iguatu houve show musical com o sanfoneiro Waldonys e Banda Skema ao lado da estação ferroviária. Hoje, às 17 horas, será celebrada uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana pelos 160 anos do município. À noite, a partir das 20 horas, haverá desfile para a escolha da Miss Iguatu.

Em seus 160 anos de história, Iguatu assumiu o papel regional de liderança econômica e de prestação de serviço, atraindo consumidores de pelo menos 12 municípios. No passado, a cidade cresceu impulsionada pela ferrovia e pela cultura do algodão.

Água em abundância, terras planas e férteis e vocação comercial fizeram do município um importante núcleo urbano do Ceará. Hoje, a região Centro-Sul, que tem como polo a cidade de Iguatu ocupa a quarta posição em arrecadação de ICMS no Interior do Ceará. Fortalecer a economia é uma das metas da atual administração municipal

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo