quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hospital encerra atividades após 42 anos em Icó















O hospital e maternidade particular Sociedade Beneficente Nossa Senhora de Lourdes, um dos mais antigos do município de Icó, localizado a 358 Km de Fortaleza, fechou as portas nesta quinta-feira, (24), após mais de quatro décadas de atividades.

Quem foi à procura de atendimento logo cedo pela manhã foi surpreendido por uma faixa na entrada do Hospital do Dr. Quilon, como é mais conhecido o equipamento de saúde. “Sem condições de funcionar! Após 42 anos servindo ao povo icoense, este hospital fecha suas portas. Pacientes, procurem o Hospital Regional”, dizia o cartaz. (Foto: Richard Lopes)

De acordo com ofício encaminhado pela atual diretora do Nossa Senhora de Lourdes, Maria de Lourdes Maciel de Melo Peixoto, à Secretaria de Saúde de Icó, o motivo do fechamento é o atraso no repasse dos recursos públicos por prestação de serviços referentes aos meses de novembro e dezembro do ano passado. O documento faz referência a repasses do Sistema único de Saúde (SUS) como o da Autorização de Internação Hospitalar (AIH).
Segundo a direção do hospital, esses repasses representam 95% do dinheiro utilizado para pagar  compromisso  com fornecedores e funcionários. Ainda conforme o ofício, os médicos, que contavam com os seus pagamentos com recursos municipais para os plantões, não foram remunerados pelos meses de novembro e dezembro do ano passado, sendo impraticável organizar uma escala para atendimento dos mesmos.  Com o atraso, também estão vencidos  encargos e impostos diversos. A consequência foi a paralisação da prestação de serviço e atendimento.

Não renovação do convênio piorou a situação

Outro fator determinante é que a unidade contava com a parceria da administração municipal até 31 de dezembro do ano de 2012,e, por conta disto, o município arcava com os plantões médicos na área de obstetrícia. Só que desde primeiro de janeiro de 2013, o hospital deixou de contar com tal suporte, e até agora, segundo a direção não foi mantido qualquer contato com a nova administração municipal sobre o assunto, representando incerteza na continuidade da parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo