quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Redução da conta de luz é maior e entra em vigor hoje

A partir de hoje a conta de luz ficará mais barata do que havia sido anunciado pelo Governo Federal em 2012. A boa notícia para os consumidores foi dada, ontem, pela presidente Dilma Rousseff. A queda que antes seria de 16,2% para os consumidores residenciais, agora será de 18%. Para os setores industrial, agricultura, comércio e serviços a redução ficará em 32%, mais que os 28% anunciados ano passado.

“Acabo de assinar o ato que coloca em vigor a partir de amanhã (hoje) uma forte redução na conta de luz de todos os brasileiros. Além de estarmos antecipando a entrada em vigor das novas tarifas (que seria no dia 5/2), estamos dando um índice de redução maior que o previsto e já anunciado”, afirmou a presidente no pronunciamento, que serviu também para assegurar que não haverá racionamento de energia no Brasil.

Mas a boa notícia preocupa especialistas, como o economista Pedro Jorge Viana. Para ele, o momento não é o mais oportuno. “Estamos num momento preliminar de uma crise energética. O que o Governo tem que fazer é poupar energia”. Vieira teme que essa redução leve a um aumento do consumo, o que não é recomendável agora.

O impacto da redução no setor industrial cearense será pequeno, afirma o economista, já que poucas indústrias tem uso intensivo de utilizam energia. “Talvez o setor têxtil seja o mais beneficiado, já que as indústrias usam teares eletrônicos”, diz.

Consumo pré-2001
Tomaz Nunes Cavalcante, mestre em distribuição de energia elétrica e especialista em eficiência energética, diz que a redução das tarifas é extremamente saudável num contexto de crise mundial, onde países em desenvolvimento buscam reduzir custos para incentivar a produtividade e o aumento da competitividade. “A energia elétrica deve ser o segundo ou terceiro maior custo de uma indústria. Mas neste momento nossas reservas hídricas estão se recompondo e o consumo per capita do brasileiro está voltando a índices anteriores a 2001. A cultura da eficiência energética que a população adquiriu na última década está se perdendo”.

Segundo Cavalcante, o brasileiro desperdiça por ano o equivalente ao consumo de energia do Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Mais informações no site da Aneel
Onde: www.aneel.gov.br

Multimídia

A redução do preço da tarifa de energia elétrica para consumidores é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, das 9 às 11 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, das 15 às 17 horas. Na rádio Globo/O POVO, o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.

Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show).

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/economia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo