sábado, 12 de janeiro de 2013

SAMU do Ceará renova e amplia frota de ambulâncias e área de atuação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192) do Ceará renova e amplia sua frota de ambulâncias neste mês. Estão em processo de licenciamento e emplacamento sete ambulâncias que vão substituir unidades antigas. As ambulâncias substituídas permanecerão como unidades de reserva da frota, que passa a contar com 50 veículos, sendo oito unidades avançadas (UTIs móveis).

Em fevereiro, a frota será ampliada com 18 unidades básicas e quatro UTIs móveis, totalizando 22 ambulâncias adicionais. Com a frota de 72 ambulâncias, o Polo 1 do SAMU Ceará 192 ganha reforço com a incorporação de 32 municípios no raio de cobertura, que passa dos atuais 47 para 79 municípios.

O Polo 1 do SAMU Ceará 192 passará a dar cobertura aos municípios de 10 regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central. A exceção é Fortaleza, que tem SAMU próprio. Com a ampliação, o serviço dará cobertura à população de 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do Interior do Estado. O Polo 2 fará a cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios.

Atendimento à população

O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. Com transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.
G1.Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo