segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

EUA pedem a líder norte-coreano que cumpra compromisso nuclear

A Casa Branca pediu nesta segunda-feira (19) ao novo governo da Coreia do Norte que cumpra com seus compromissos na área nuclear, após a morte do líder Kim Jong-Il.

"Esperamos que a nova liderança norte-coreana dê os passos necessários para apoiar a paz, a prosperidade e um futuro melhor para o povo norte-coreano, inclusive agindo em seus compromissos para o desarmamento nuclear", disse o porta-voz da Casa Branca Jay Carney.

Carney estimou depois da morte de Kim Jong-Il, devido a um ataque cardíaco, que Washington não tinha um terreno fértil para preocupações sobre depósitos de armas nucleares de Pyongyang, além das advertências prévias sobre o arsenal atômico.

Também disse ser muito cedo para fazer julgamentos sobre o que a morte de Kim Jong-Il significará para o futuro norte-coreano ou para a sua relação com o mundo exterior, incluindo as negociações sobre seu programa nuclear.

A Coreia do Norte testou dois mísseis de curto alcance na costa leste após a morte do líder Kim Jong-il ter sido anunciada, informou a mídia sul-coreana.

A agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap disse que uma autoridade do governo sul-coreano não acreditava que havia uma relação entre os dois lançamentos de mísseis e a morte de Kim.

King Jong-Il morreu em meio a esforços para reativar o diálogo entre seis nações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte.

"É prematuro fazer avaliações sobre o novo líder. Julgaremos o governo norte-coreano como sempre fizemos, por suas ações, em particular, observando o tema nuclear".

"Realmente faz sentido dar a esse processo um pouco mais de tempo, antes que façamos julgamentos sobre a nova liderança", disse Carney.

Da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo