segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Secretaria de Agricultura de Icó Entrega Boletos do Garantia Safra A agricultores e Lideres Comunitários

Boletos do Garantia Safra são entregues a agricultores em Icó

O Centro Social Urbano [CSU] foi o palco, na manhã desta sexta-feira [16], da entrega de boletos cuja taxa será paga, pelos agricultores, para oficializar a participação no programa Garantia Safra 2012.

Estavam presentes no evento o secretário municipal de agricultura, Mailton Bezzera; gerente da Ematerce de Icó, Francisco Pereira de Alencar; chefe de gabinete do Município, Fernando Nunes; presidente da Federação das Associações de Icó, João Carmo Parnaíba; representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icó, Júnior Araújo; além de líderes comunitários de diversas localidades icoense.

Na oportunidade, Mailton Bezerra enfatizou a realização do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar [PAA] e do Programa Nacional de Alimentação Escolar [PNAE] no sentido de fortalecer a venda dos produtores locais para a Prefeitura Municipal com garantia de retorno.

O secretário ainda lembrou que serão distribuídos na Zona Rural do Município cerca de 200 mini pluviômetros, visando um maior controle das precipitações nas plantações. Ao finalizar sua participação, citou que estaria, logo a seguir, viajando para Fortaleza, para a oficialização de uma parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA], no qual deverá ser contemplado a localidade do Sítio Loreto, com máquina de compostagem.

Logo após, o chefe de gabinete do Município lembrou que estava representando o prefeito municipal, Marcos Nunes, que se encontrava em viagem na região Cariri e citou ações realizadas na área da agicultura pela Prefeitura, como água encanada e empiçarramento de vias rurais. Fernando Nunes agradeceu a presença dos que se encontravam no CSU.

O presidente da Federação das Associações de Icó aproveitou a presença do Executivo local e, ao referir-se da parceria, fez um pedido de um encontro do prefeito com os presidentes das associações. "Ollhem mais para as associações. Tem que haver a parceria para a realização de projetos", pontuou João Carmo Parnaíba.

Francisco Pereira de Alencar foi o próximo a explanar no auditório do CSU e detalhou como funcionará o Seguro Safra na edição de 2012. O gerente da Ematerce de Icó apresentou alguns problemas enfrentados em outras edições pelo órgão, alertando aos líderes presentes para que não sejam repetidos, através da informação correta repassada aos campesinos.

Após os discursos, foi feito a entrega dos boletos aos líderes comunitários e presidentes de associações, além dos próprios agricultores que lotaram as dependências do local.

GARANTIA SAFRA - O programa, do Governo Federal em parceria com os Governos Estaduais e Prefeituras do país, estabelece o pagamento de uma taxa [R$ 6,80] que assegura aos contemplados recursos financeiros, caso suas lavouras sejam acometidas pela seca ou excesso de chuva. Em Icó, foram beneficiados cerca de 5.200 agricultores.

Na ocasião do evento, o Icó é Notícia entrevistou o secretário municipal de agricultura, Mailton Bezzera, o gerente da Ematerce de Icó, Francisco Pereira de Alencar, e o presidente da Associação do Sítio Aroeiras, Damião Barros.

ENTREVISTA SECRETÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA



Reporter Icó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo