sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Incêndio em submarino nuclear está controlado, diz governo da Rússia



As autoridades da Rússia anunciaram nesta sexta-feira (30) que o incêndio em um submarino nuclear atracado está controlado e que nenhum vazamento radioativo foi detectado, mas parte da tripulação permanece a bordo do navio.

"Uma parte da tripulação está a bordo do submarino e controla permanentemente os parâmetros de temperaturas e de dióxido de carbono", afirmou um porta-voz do ministério da Defesa.

O representante da procuradoria militar da região de Murmansk (noroeste da Rússia), Alexander Grigoriev, afirmou que o incêndio no submarino nuclear K-84 'Ekaterimburgo' "está controlado".
De acordo com o representante, sete pessoas foram hospitalizadas, mas o estado de saúde dos feridos não provoca preocupação.

Um comunicado do ministério das Situações de Emergência afirma que o nível de radioatividade ao redor do submarino nuclear, que está em reparo na cidade de Rosliakovo, é normal e não representa uma ameaça para a população.

"Os parâmetros estão dentro de uma série de flutuação de radiação natural. Não há ameaças à população", afirma a nota.

As autoridades garantem que em nenhum momento o incêndio ameaçou passar do casco ao interior da embarcação, onde o sistema de propulsão nuclear estava desativado.
















A bordo do submarino nuclear estratégico de 11.740 toneladas, um dos mais potentes da Marinha russa e que estava passando por reparos em um dique seco, não havia nenhuma arma atômica. A embarcação pode transportar até 16 mísseis balísticos intercontinentais.

O "Ekaterimburgo" integra a frota russa do Norte. Entrou em serviço em 30 de dezembro de 1985, ainda no período da União Soviética.

tópicos: Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo