sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Incêndio em submarino nuclear está controlado, diz governo da Rússia
As autoridades da Rússia anunciaram nesta sexta-feira (30) que o incêndio em um submarino nuclear atracado está controlado e que nenhum vazamento radioativo foi detectado, mas parte da tripulação permanece a bordo do navio.
"Uma parte da tripulação está a bordo do submarino e controla permanentemente os parâmetros de temperaturas e de dióxido de carbono", afirmou um porta-voz do ministério da Defesa.
O representante da procuradoria militar da região de Murmansk (noroeste da Rússia), Alexander Grigoriev, afirmou que o incêndio no submarino nuclear K-84 'Ekaterimburgo' "está controlado".
De acordo com o representante, sete pessoas foram hospitalizadas, mas o estado de saúde dos feridos não provoca preocupação.
Um comunicado do ministério das Situações de Emergência afirma que o nível de radioatividade ao redor do submarino nuclear, que está em reparo na cidade de Rosliakovo, é normal e não representa uma ameaça para a população.
"Os parâmetros estão dentro de uma série de flutuação de radiação natural. Não há ameaças à população", afirma a nota.
As autoridades garantem que em nenhum momento o incêndio ameaçou passar do casco ao interior da embarcação, onde o sistema de propulsão nuclear estava desativado.
A bordo do submarino nuclear estratégico de 11.740 toneladas, um dos mais potentes da Marinha russa e que estava passando por reparos em um dique seco, não havia nenhuma arma atômica. A embarcação pode transportar até 16 mísseis balísticos intercontinentais.
O "Ekaterimburgo" integra a frota russa do Norte. Entrou em serviço em 30 de dezembro de 1985, ainda no período da União Soviética.
tópicos: Rússia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.