domingo, 18 de dezembro de 2011

Tempestade já causou 497 mortes nas Filipinas, diz Cruz Vermelha



O número de vítimas da tempestade tropical Washi que devastou o sul das Filipinas subiu para 497 mortos neste domingo (18), informou a Cruz Vermelha.

Entre os locais mais afetados estão a cidade de Cagayan de Ouro, onde foram registrados 215 mortos, e na cidade de Iligan, onde morreram 144 pessoas, informou o secretário-geral da Cruz Vermelha filipina.

Ao menos outras 260 pessoas estão desaparecidas, principalmente na região sul.

O Exército atua com 10 mil soldados e três helicópteros nas operações de resgate em Cagayan de Oro, enquanto uma segunda divisão faz o mesmo trabalho em Iligan. Além disso, navios da Marinha, da guarda-costeira e da frota pesqueira se coordenam para localizar as pessoas dadas por desaparecidas.

Cerca de 20 mil soldados foram mobilizados em uma vasta operação na costa norte da ilha de Mindanao.

O chefe das Forças Armadas, o tenente-general Jessie Dellosa, disse que os soldados seguem em busca de mais vítimas em Cagayan de Oro.

Dezenas de milhares de pessoas buscaram refúgio em zonas mais altas de Mindanao. Cerca de 20 mil pessoas já estão em abrigos. A cidade de Cagayan de Oro amanheceu sem serviço elétrico.

O governo filipino declarou estado de calamidade apenas em Iligan, por enquanto. O prefeito de Iligan, Lawrence Cruz, disse que a tempestade provocou “a pior inundação na história de nossa cidade”, em declarações à televisão GMA. “Aconteceu muito rápido, quando as pessoas dormiam”, completou.

A televisão mostrou imagens de uma família saindo por uma janela de casa e equipes de resgate levando sobreviventes a uma região segura, com a água no nível do peito.

“A maioria das pessoas estava dormindo quando a água da enchente chegou, às 2h30 da manhã (16h30 de Brasília de sexta-feira, 16)”, disse à imprensa em Manila Benito Ramos, chefe do escritório de gestão de desastres.

A tempestade Washi, com ventos de 65 km/h e copiosas chuvas, mantém neste sábado (17) seu curso através de Mindanao, a caminho do mar de Jolo, segundo o serviço meteorológico filipino.

Mais de 100 pessoas morreram nas Filipinas em setembro e outubro como consequência da passagem consecutiva dos tufões “Nesat” e “Nelgae” pela região norte do país.

Fonte: G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo