domingo, 18 de dezembro de 2011

Israel liberta 550 presos palestinos em 2ª etapa de troca prevista em acordo


As autoridades israelenses libertaram na tarde deste domingo 550 palestinos, na segunda fase da troca de prisioneiros que permitiu pôr em liberdade o soldado israelense Gilad Shalit, informaram fontes palestinas.

O principal contingente de prisioneiros foi libertado na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, onde foram recebidos por milhares de palestinos que aguardavam em frente à sede da presidência palestina, segundo testemunhas. Um grupo de 41 presos chegou à Faixa de Gaza, informaram fotógrafos da AFP.

A Suprema Corte israelense levantou o último obstáculo rejeitando na sexta-feira (16) os recursos contra estas libertações.

Segundo o acordo alcançado com os islamitas palestinos do Hamas, com a mediação do Egito, Israel libertou no dia 18 de outubro um primeiro grupo de 477 presos palestinos no mesmo dia da soltura de Gilad Shalit, sequestrado por mais de cinco anos pelo Hamas na Faixa de Gaza.

O acordo previa a libertação de um segundo grupo de 550 presos palestinos após dois meses.

Segundo informações anteriores, entre os presos libertados estaria o franco-palestino Salah Hamouri, de 26 anos. O jovem foi detido em março de 2005, e em 2008 um tribunal militar israelense o condenou a sete anos de prisão por planejar o assassinato do rabino Ovadia Yosef, líder espiritual do partido ultraortodoxo Shass.

Nenhum dos palestinos libertados forma parte do Hamas nem do grupo radical Jihad Islâmica. Nenhum tem "sangue nas mãos", segundo as autoridades israelenses, que querem dizer com isso que eles não estiveram envolvidos em atentados com vítimas mortais.

Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo