sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pluviometria no Ceará : Chuvas são registradas em 25 cidades

Iguatu Começou o período de pré-estação chuvosa no Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, precipitação em 25 municípios do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza. A maior chuva ocorreu em Horizonte (23,8 milímetros), seguida de Itaitinga (23mm) e Iguatu (20,2mm) na região Centro-Sul do Ceará.

Em Iguatu, na manhã de ontem, foi verificada precipitação de 20 milímetros. A população precisou se proteger com guarda-chuvas FOTO: HONÓRIO BARBOSA

A Funceme vai divulgar o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2013, que compreende o período de fevereiro a maio, no próximo dia 25. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz previsão meteorológica, entretanto, previu para o trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) um quadro desfavorável de ocorrência de chuva para o sertão cearense. De acordo com a Funceme, que faz previsão de tempo regional, as chuvas verificadas, ontem, no Estado são decorrentes de formação de um sistema de baixa pressão, denominado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

"Em seu interior ocorre movimento ascendente favorecendo nebulosidade e a ocorrência de chuvas", explicou a meteorologista, Deysiane Quaresma. "Esse quadro tende a permanecer nas próximas 24 horas, mas a partir de amanhã (hoje) deve se enfraquecer", disse ela.

A meteorologista da Funceme esclareceu que há possibilidade de formação de sistemas semelhantes neste período do ano, quando ocorrem precipitações da pré-estação. Por enquanto, a Funceme prefere não antecipar prognóstico para a quadra chuvosa. "O modelo atual demonstra que o Oceano Pacífico está neutro e o Oceano Atlântico indefinido. Vamos esperar para o anúncio oficial no próximo dia 25", frisou Deysiane Quaresma.

A Funceme promoverá nos dias 22 e 23 de janeiro, o 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, onde estarão reunidos pesquisadores das instituições meteorológicas dos estados no Nordeste brasileiro, além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de centros de estudos e análises climáticas.

As condições de temperatura da superfície dos oceanos Pacífico e Atlântico são monitoradas com regularidade. O Pacífico apresenta uma neutralidade, ou seja, ausência de fenômenos El Niño ou La Niña. "Esse quadro não nos traz definição sobre previsão para a estação chuvosa", explicou Deysiane Quaresma. "Essas precipitações de pré-estação verificadas em janeiro não têm relação com a quadra chuvosa que está ligada à Zona de Convergência Intertropical". Indiferente às previsões climáticas da Funceme, os produtores rurais vivem a expectativa do começo das chuvas e da ocorrência de um bom inverno. O semiárido nordestino enfrenta uma das piores secas dos últimos 50 anos, com resultados graves: perda da lavoura e morte de animais. "A nossa esperança é que aos poucos o inverno vá começando", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. "A situação no campo é de desespero".

Na manhã de ontem choveu 20 milímetros na cidade de Iguatu. A chuva reacendeu a esperança no sertanejo. Na feira livre, os vendedores de grãos, arroz, milho, feijão, frutas e verduras comemoraram o início do que eles costumam chamar de "inverno".

"Esperamos que, a partir de agora, a chuva venha forte e traga uma boa safra para todos nós", disse o agricultor, Raimundo Rodrigues.

Na região Centro-Sul, a Funceme registrou chuva, ontem, em Icó (9mm); Cedro (8mm); e Jaguaribe (7mm). Na região Metropolitana houve precipitação em Horizonte (23,8mm), Itaitinga (23mm) e Maranguape (18mm). Choveu ainda 16mm em Trairi no Litoral Norte.

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo