quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bancos europeus precisam de 114,7 bilhões de euros, diz EBA

A Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) afirmou nesta quinta-feira (8) que os bancos europeus precisam de 114,7 bilhões de euros para fazer frente à crise econômica no continente.

O valor representa um aumento de € 8 bilhões em relação à estimativa de outubro, sobretudo, à revisão em alta dos requerimentos aos bancos alemães, que deverão captar 13,1 bilhões de euros ao invés dos € 5,2 bilhões estimados anteriormente.

A Grécia possui as entidades com maior necessidade de recapitalização, precisando de 30 bilhões de euros, segundo a ABE. A Espanha vem logo atrás, precisando de 26,170 bilhões de euros para cumprir com o novo requisito de capital próprio de resistência de 9%, segundo um comunicado da EBA.

Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu a taxa de juro da zona do euro em 0,25 ponto percentual, para 1%, e anunciou medidas para melhorar a liquidez dos bancos.

O BCE informou que lançará duas operações de empréstimos a 36 meses a favor dos bancos, à taxa fixa e quantias ilimitadas. O banco também ampliará as garantias em troca de empréstimos para permitir que os bancos com maiores dificuldades recebam este financiamento, anunciou seu presidente, Mario Draghi.

Por outro lado, o BCE reduziu sua previsão de crescimento para a zona do euro em 2012, de 1,3% para 0,3%, devido à "forte incerteza vinculada à crise da dívida", disse Draghi. Para 2011, o BCE manteve sua previsão de crescimento a 1,6% e para 2013 a fixou a 1,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo