domingo, 4 de dezembro de 2011

Conquista e tristeza do rival: Vasco e Flamengo duelam por alegria dupla


Há quem diga que Vasco e Flamengo sempre fazem um campeonato à parte. No jogo deste domingo, somente o primeiro tem a chance de conquistar o Campeonato Brasileiro. Mas os dois times terão importantes motivos para vencer quando entrarem no gramado do Engenhão neste domingo, às 17h (de Brasília). Além de objetivos a cumprir, eles podem ser diretamente responsáveis por estragar os planos e o fim de ano do rival.

Com 68 pontos ganhos e dois a menos do que o Corinthians, o Vasco precisa vencer o Flamengo para ser campeão brasileiro pela quinta vez. No entanto, sua meta será completa apenas se o Palmeiras vencer o líder, no clássico disputado no Pacaembu. Além disso, um resultado positivo do Cruz-maltino poderá deixar o rival fora da Libertadores do ano que vem.

O Flamengo chega à 38ª rodada ocupando a quarta posição. Um empate o garante na Libertadores. E esse resultado também significará o Vasco vice-campeão nacional. Motivos mais do que suficientes para o time de Ronaldinho Gaúcho encerrar bem a temporada.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, GO, TO, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AC, AP e DF, além das cidades de Juiz de Fora e Petrolina; o SporTV 2, o SporTV HD e o PFCI

AS ESCALAÇÕES

Vasco: o técnico Cristóvão Borges mais uma vez não confirmou a escalação para o clássico. No entanto, afirmou que vai voltar a relacionar Eduardo Costa para o jogo, já que o volante está recuperado de uma lesão muscular. Outro que volta é Felipe, poupado da partida contra o Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. O Vasco deve entrar em campo com Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton (Bernardo), Rômulo, Fellipe Bastos e Felipe; Diego Souza e Alecsandro.

Flamengo: na sexta-feira, Vanderlei Luxemburgo fechou o treino por uma hora e meia para armar o time que vai jogar o clássico. Durante o trabalho, fez algumas experiências. Num primeiro momento, Fierro foi titular no meio-campo. Depois, entrou Muralha. Na frente, Deivid voltou a figurar na equipe de cima. O lateral-esquerdo Junior Cesar retorna após cumprir suspensão contra o Inter. O time provável: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Willians, Fierro, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid.

QUEM ESTÁ FORA?

Vasco: Allan e Juninho Pernambucano cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Leandro foi expulso na última rodada e também não será relacionado. Eder Luis, machucado, volta apenas em 2012.

Flamengo: os volantes Airton e Maldonado não vão jogar. O primeiro ainda não está 100% recuperado de um edema no tornozelo esquerdo, enquanto o chileno realiza um trabalho de reforço muscular. Ronaldo Angelim, que se despede do clube, também está fora por conta de uma lesão muscular na coxa direita. Darío Bottinelli e Luiz Antonio só voltam em 2012. O argentino fez uma cirurgia no pé esquerdo, e o volante passou por cirurgias nos ombros.

O ÁRBITRO

Péricles Bassols Cortez (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). Ao todo, Bassols participou de 12 jogos, aplicou 66 cartões amarelos (média de 5,5) e 11 vermelhos (média de 0,9), marcou 443 faltas (média de 36,9) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,2 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 34 foram para mandantes e 32 para visitantes. Ele apitou dois jogos do Rubro-Negro e um do Gigante da Colina: Flamengo 0 x 0 Vasco, pela 19ª rodada, e Botafogo 1 x 1 Flamengo, pela 24ª.

FIQUE DE OLHO

Vasco: considerado o maestro do Vasco, Felipe será uma das principais vias de acesso ao ataque. Calejado em clássicos, quer brilhar justamente no mais decisivo. A habilidade e a visão de jogo do meia, único armador do time, são trunfos do vice-líder para vencer o Flamengo.

Flamengo: depois de encerrar um jejum de pouco mais de dois meses sem gol, Ronaldinho Gaúcho terá a última chance de marcar em um clássico neste ano. Na temporada, foram oito jogos contra rivais cariocas e nada de bola na rede. O craque também deve uma atuação decisiva num confronto deste tipo. É possível que esta seja a última partida dele pelo clube. O atraso da maior parte do salário pode encurtar a passagem do camisa 10. O Flamengo ainda não chegou a um acordo com a Traffic, responsável pelo pagamento.

O QUE ELES DISSERAM

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “Se houver um resultado que beneficie o Vasco, ele vai depender da nossa vitória. Por isso, não adianta termos uma outra preocupação que não seja o Flamengo. Nossa parte é ganhar o jogo. Todo o nosso pensamento estará voltado para o clássico.”

Léo Moura, lateral-direito do Flamengo: “Por ser um clássico, já é um jogo especial. A disputa do título e da vaga na Libertadores mexe ainda mais com o público. Em seis anos aqui, não me recordo de ter perdido alguma partida de final, ou decisão, como esta. Tenho um bom retrospecto e espero continuar assim”.

Números e curiosidades

* Vasco e Flamengo fazem o confronto das equipes que menos perderam neste Brasileirão. As duas equipes sofreram apenas sete derrotas em 37 jogos. Das sete derrotas do Fla, no entanto, seis foram neste segundo turno. Já o Vasco perdeu apenas três vezes no returno.

* Quatro vezes campeão brasileiro, o Vasco pode dar ao Rio de Janeiro seu 14º título na história do Campeonato Brasileiro. São Paulo tem a hegemonia, com 17 títulos. Neste caso, será apenas a segunda vez na competição que o futebol carioca conquista o título por três anos consecutivos.

* O Flamengo não perde para o Vasco há 32 meses (ou sete jogos). A última vitória vascaína aconteceu dia 22 de março de 2009, pelo Campeonato Carioca: Vasco 2 x 0, gols de Elton e Jéferson.

* O maior público registrado em uma partida entre Flamengo e Vasco na história do Campeonato Brasileiro aconteceu no dia 08 de maio de 1983, quando 121.353 torcedores pagaram para ver a segunda partida das quartas de final. O jogo terminou empatado por 1 a 1, gols de Elói, para o Vasco, e Zico, para o Fla, resultado que classificou o Flamengo para as semifinais da competição.

Último confronto


O último clássico entre Vasco e Flamengo, pela 19ª rodada do Brasileirão, terminou sem vencedor. No dia 28 de agosto, os rivais empataram em 0 a 0 no Engenhão. O Vasco jogou melhor e, com um a mais desde o fim do primeiro tempo, quando Welinton foi expulso, pressionou, mas não conseguiu abrir o placar. O jogo foi movimentado e teve um lance polêmico. Nos minutos finais, Léo Moura derrubou Bernardo na área em pênalti não anotado por Péricles Bassols, mesmo juiz deste domingo. No entanto, o personagem da partida foi Ricardo Gomes, que sofreu um AVC à beira do gramado e precisou ser retirado de ambulância no decorrer da partida. O treinador está em reta final de recuperação.

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo