segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
SUS decide oferecer anticoagulante para prevenção de infarto
O SUS (Sistema Único de Saúde) incluirá os trombolíticos rTPA, medicamentos de rápida dissolução de coágulos sanguíneos, nos tratamentos públicos de prevenção de infarto. A forma de aplicação do fármaco será ensinada a médicos de todo o país por equipes do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo, que já utiliza o remédio.
O trombolítico rTPA dissolve o coágulo que leva ao derrame, podendo evitar lesões no cérebro e sequelas graves como paralisia da fala e do corpo.
O único trombolítico oferecido atualmente pelo SUS é o estreptoquinase, que não pode ser usado no tratamente do AVC por acelerar hemorragias. O rTPA custa para os hospitais que tentam mantê-lo R$ 3 mil a dose.
O que é um AVC
O acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, acontece quando um vaso sangüíneo se rompe ou é obstruído por um coágulo. Por conta disso, as células nervosas ficam sem oxigênio e ,morrem em poucos minutos. Funções corporais que são controladas por essas células podem ser afetadas
Quais os tipos de AVC
Existem dois tipos: o hemorrágico e o isquêmico. 0 primeiro é o mais comum, atingindo 70% das pessoas que sofrem um derrame, ou seja, pelo bloqueio do fluxo sangüíneo para uma determinada região do cérebro. Já o isquêmico acontece de forma semelhante ao infarto. Como as artérias interrompem a passagem de sangue, uma região do cérebro é afetada e pode morrer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.