segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobe para 180 número de casos notificados em Pedra Branca


O município enfrenta um surto da gripe A com a quantidade de casos suspeitos crescendo rapidamente. Os 11 adolescentes que já tiveram diagnóstico positivo da doença se recuperam em casa levando em conta os cuidados
Subiu ontem para 180 o número de casos notificados da gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, em Pedra Branca, município a 261.6 quilômetros de Fortaleza. Entre sábado e domingo houve registro de pelo menos 20 novos casos suspeitos segundo informou a secretária municipal da saúde, Tânia Parente.
O surto teve os primeiros casos registrados na semana passada, quando na última quarta-feira, 23, vários alunos do Colégio Agrícola passaram a procurar atendimento no Hospital Municipal São Sebastião apresentando sintomas compatíveis com a doença. Conforme Tânia, confirmados com a enfermidade estão os 11 pacientes que foram diagnosticados por exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Fortaleza.
Ela informou que na manhã de ontem o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, esteve na cidade reunido com profissionais de saúde e autoridades do setor orientando em relação a condutas para tratamento dos pacientes notificados. Tânia afirmou que foi discutida a possibilidade de vacinar a população que ainda não foi imunizada contra o vírus influenza, o que está sendo avaliado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Como o surto epidemidêmico está sendo considerado leve, a maioria das pessoas com suspeita de estarem acometidas pela doença estão recebendo orientação médica no hospital municipal e retornando para as suas casas. Ainda segundo Tânia, quando os primeiros casos surgiram o médico infectologista Anastácio Queiroz, diretor do Hospital São José, em Fortaleza, esteve em Pedra Branca e avaliou os pacientes, inclusive coletando material para os exames.
Manoel Fonseca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) afirmou que dois pacientes confirmados com a gripe A apresentaram uma leve dispneia e em função disso precisaram de avaliação mais aprofundada. Um ficou no Hospital de Pedra Branca e o outro veio para o São José mas não precisou ficar internado.
Fonseca revelou que foi enviado para o município o que havia do medicamento Tamiflu na Sesa. Lembrou que é uma forte tradição de Pedra Branca que trabalhadores se desloquem a São Paulo para trabalhar no período de corte da cana. A suspeita é que tenham tido contato com pessoas infectadas pelo vírus e trazido para o lugar. “A situação é inusitada mas não é grave”, disse. (Rosa Sá)
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Os casos da gripe A em Pedra Branca atingem particularmente adolescentes e jovens na faixa etária dos 15 aos 20 anos. Na cidade pessoas estão circulando de máscara como forma de se protegerem contra o vírus.
OBS: De acordo com o FABIO GOMES
Nenhuma ação decisiva foi tomada, estão tratando o caso de forma normal, tentando esconder a real situação, isso é um crime, a população precisa saber ao que estão sujeitos. Mascaras não estão sendo distribuídas gratuitamente, e sabemos que as mascaras cirúrgicas comuns servem por pouco tempo, é preciso providenciar mascaras de serventia permanente, e nem previsão de vacinas. Pedra Branca está com um surto gravíssimo, a situação não é amena, como estão tratando as autoridades, e já vão liberar as aulas da escola, como se nada estivesse acontecendo, é um grande absurdo, estão pondo a saúde dos demais alunos e professores em risco, fazendo isso estão baixando a guarda do resto da população que se previne "cada um por se". Precisamos de uma ação mais direta, chega de colocar os panos por cima! ALERTO NOVAMENTE AO ERRO DESSA MATÉRIA, A ESCOLA NÃO É AGRICOLA, E SIM A ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DO GOVERNO DO ESTADO, INAUGURADA A POUCO TEMPO! O governo tem que agior logo, porque senão torna uma epidemia estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo