quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bebê de nove meses é suspeito de contrair gripe A em Quixeramobim


Um bebê de nove meses é suspeito de ter contraído o vírus da gripe H1NI no município de Quixeramobim, Sertão Central. Os pais dele estiveram na cidade de Pedra Branca, região onde foram confirmados 13 casos da doença, e quando retornaram para casa, a criança apresentou sintomas como corisa e febre.

Segundo o Superintendente da Vigilância da Saúde do município, Antônio Eugênio Gomes, o caso ainda não foi notificado. Entretanto, a criança passou por um exame na manhã desta quarta-feira (30). Por precaução, o bebê está sendo mantido em casa, longe do contato com outras pessoas, com exceção dos pais.

Ainda de acordo com Eugênio, a secretaria de saúde e a Prefeitura do município estão mobilizando a população para alertar sobre os cuidados. Um protocolo de atendimento de como agir em casos confirmados e suspeitos da H1N1 foi entregue a todos os profissionais de saúde da região.

Outra medida tomada pelo município para evitar um surto na cidade foi um projeto emergencial de ensino à distância que foi implantado, momentaneamente, para que os estudantes que residem em Pedra Branca não se desloquem até Quixeramobim.

Gripe A no Sertão Central

Os municípios de Quixadá, Pedra Branca e Boa Viagem, todos no Sertão Central, confirmaram casos da doença. Ao todo, são 480 casos suspeitos em todo o Estado.

Os primeiros casos da doença foram registrados no município de Pedra Branca. O surto da doença foi identificado a partir da última sexta-feira (23) e, até esta quarta-feira (30), a secretaria municipal de saúde de Pedra Branca confirmou 13 casos de infecção da doença e 415 casos suspeitos.

Todos os pacientes infectados são alunos do Colégio Agrícola. A suspeita é de que a transmissão tenha ocorrido através de uma pessoa da cidade que teve contato com um paciente infectado pelo vírus em São Paulo.

Quixadá
O município de Quixadá foi o segundo a registrar a doença. Na última terça-feira (29), o estudante universitário Leonardo dos Santos Nardi, de 19 anos, apresentou sintomas semelhantes aos da doença. Foi confirmado que o jovem é natural de Pedra Branca.

Boa Viagem

Na noite desta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Boa Viagem registrou oito novos casos de pessoas com suspeita de estarem contaminadas com a gripe A no município, que fica no Sertão do Ceará, a 217km de Fortaleza.

Confira o infográfico com os números de casos confirmados e suspeitos em cada município:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo