domingo, 27 de novembro de 2011

Combates no Iêmen deixam pelo menos 21 mortos

Conflito ocorreu no norte e é um dos vários que assolam o país.
No sábado, vice-presidente assinou decreto antecipando eleições.

Ao menos 21 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas no norte do Iêmen, onde rebeldes muçulmanos xiitas estão atacando posições mantidas por combatentes salafistas sunitas, disse um porta-voz dos salafistas neste domingo (27).


O ataque, que matou três pessoas no sábado, continuou durante a tarde de domingo, disse ele, deixando 21 mortos e 48 feridos até agora.

O conflito no norte é um dos vários que assolam atualmente o Iêmen, que planeja realizar eleições no próximo ano para substituir o presidente Ali Abdullah Saleh.

No sábado, o vice-presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi assinou um decreto que antecipou as eleições presidenciais do Iêmen para o dia 21 de fevereiro de 2012.

A decisão veio depois que Saleh concordou nesta semana a deixar o poder depois de dez meses de protestos para pôr fim a seus 33 anos de governo.

Os vizinhos do Iêmen, além de Washington e das Nações Unidas, esperam que um processo político consiga impedir que o país empobrecido e repleto de armas mergulhe na guerra civil.

As potências regionais, inclusive a Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, temem que um vácuo político no Iêmen reforce a Al Qaeda no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo