sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Encontro bilateral - Chávez recebe Dilma e confirma visita a Lula


Caracas. A presidente Dilma Rousseff chegou ontem, com duas horas de atraso, ao Palácio de Miraflores, em Caracas, para o encontro bilateral com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O encontro, que deveria ser trilateral - incluindo também a líder argentina Cristina Kirchner -, terminou sendo apenas bilateral por conta do atraso da presidente brasileira.

Dilma aterrissou em Caracas em torno de 16h, mas demorou para chegar ao Palácio por conta do complicado trânsito da capital venezuelana. Acompanhada de quatro ministros - Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio); Aloizio Mercadante (Ciência, Tecnologia e Inovação); Antonio de Aguiar Patriota (Relações Exteriores); e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) - a presidente foi recebida por Chávez, passou em revista as tropas e ouviu a execução do hino brasileiro, cantado em português pelos soldados.

O encontro privado de Dilma com Chávez, ao contrário da conversa do venezuelano com Cristina Kirchner, que foi transmitida ao vivo pela rede de tevê de Miraflores, foi fechado e sem transmissão para a sala de imprensa. Segundo Chávez, que conversou brevemente com a imprensa antes da chegada de Dilma, os dois tratariam de convênios na área de habitação e de tecnologia. Também deve ter sido pauta da conversa a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, cuja construção deveria ser compartilhada pelos dois países. Até agora, porém, a Venezuela não pagou sua parte. Na quarta, foi anunciado mais um prazo de 60 dias. "Vai adiante. Temos tido problemas, como muitos outros, mas esse é um projeto estratégico, tanto para Brasil quanto para Venezuela", afirmou Chávez.

Viagem ao Brasil

Chávez confirmou que pretende vir ao Brasil para visitar o ex-presidente Lula, que luta contra um câncer de laringe. Convalescente de um câncer, Chávez disse que falou com Lula em três ocasiões desde que o brasileiro iniciou tratamento e que ambos acordaram realizar uma cúpula "dos que venceram o câncer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo