segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

França e Alemanha querem punir países endividados


Nicolas Sarkozy e Angela Merkel concordaram com punições automáticas para as nações em que o déficit público ultrapassar os 3% do PIB.

França e Alemanha anunciaram a proposta para um novo tratado da União Europeia. Os dois líderes querem punir os países muito endividados para evitar uma nova crise da dívida.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy e a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, querem que o novo tratado seja válido para os 27 países da União Europeia, ou pelo menos para os 17 da Zona do Euro. Os líderes concordaram com punições automáticas para as nações em que o déficit público ultrapassar os 3% do PIB, a soma de tudo o que é produzido pela economia de um país.

A proposta será apresentada na quarta-feira (7) ao presidente da União Europeia e na sexta-feira na reunião de cúpula dos chefes de Estado europeus, em Bruxelas. O novo tratado ficará pronto até março. Os mercados reagiram bem e as bolsas subiram.

As lágrimas da ministra do trabalho italiana repercutiram nesta segunda-feira (5) quase tanto quanto as medidas anticrise. Ao anunciar no domingo que o tempo de contribuição para a aposentadoria vai aumentar em quatro anos, Elsa Formero chorou.

Esta é uma das medidas do plano do primeiro-ministro Mario Monti, de 30 bilhões de euros. O pacote chegou ao Parlamento sob protestos dos sindicatos, mas com a aprovação do mercado. Os juros da dívida da Itália baixaram, aliviando a tensão sobre o enorme débito de quase dois trilhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo