sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Só em 2011, sete fóruns no Estado do Ceará foram alvo de ataques


Subiu para sete o número de ataques a fóruns no Ceará neste ano. Na madrugada de ontem, o ´alvo´ dos criminosos foi a sede do Judiciário na cidade de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza. O prédio foi invadido por uma quadrilha que fez três vigias de reféns, feriu um deles, e fugiu quase uma hora depois levando várias armas de fogo que estavam apreendidas e faziam parte de processos que apuram crimes naquela comarca.

O ataque dos ladrões acabou levando a juíza daquela unidade, Gersília Pacheco Cavalcante, a suspender o atendimento ao público durante todo o dia de ontem. Apenas os serviços destinados ao recebimento de pedido de habeas corpus, mandados de segurança e de liberdade provisória não foram interrompidos. A direção do Fórum, porém, não revelou a quantidade de armas que foram levadas pelos criminosos.

Ferido

Segundo o supervisor do Policiamento da Capital, major PM Tomaz, um dos vigilantes tomados como reféns pelos criminosos no Fórum de Maranguape acabou sendo agredido com coronhadas na cabeça.

Ferido, o segurança teve que ser levado ao Hospital Municipal de Maranguape para ser atendimento. Segundo o relato dos outros vigias, três assaltantes entraram no Fórum. “Mas, com certeza, havia outras pessoas do lado de fora no apoio”, disse outro segurança.

Ainda segundo os reféns, apenas um dos acusados estava sem capuz e parecia ser o chefe da quadrilha. “Ele era o mais violento e a toda hora pedia que a gente conseguisse sacos para eles poderem colocar as armas dentro”, afirmou.

Ataques

Além do caso em Maranguape, neste ano foram também alvos de assaltos ou arrombamentos os Fóruns das cidades de Mauriti, Caridade, Ocara, Palmácia, Pacajus e Chorozinho.

Juízes, promotores, serventuários da Justiça e advogados reclamam da falta de segurança nos fóruns do Interior. Muitos deles, não dispõem sequer de vigias. Os arrombamentos tornaram-se comuns e o objetivo dos criminosos sempre é o furto ou roubo das armas de fogo que são apreendidas e viram peças nos processos criminais em tramitação na Justiça.

Na madrugada do dia 20 de setembro último, o Fórum da cidade de Chorozinho (a 64Km de Fortaleza) foi arrombado. Os ladrões fugiram dali levando cerca de 40 armas de fogo (revólveres e pistolas), R$ 3 mil em espécie e, ainda, drogas apreendidas. Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que as armas apreendidas permaneçam, no máximo, seis meses na Justiça.
Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo