terça-feira, 22 de novembro de 2011

Assembleia de SP aprova lei que proíbe garupa em motos


A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que proíbe garupas em motocicletas nos dias úteis da semana. Se sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, a lei irá valer apenas nas cidades paulistas com mais de 1 milhão de habitantes, como São Paulo e Guarulhos.

O projeto de número 485 também torna obrigatória a fixação do número da placa da moto no capacete e em coletes. Os caracteres devem estar legíveis e em cor fluorescente para que possam ser vistos inclusive durante a noite. Quem descumprir as determinações receberá multa de R$ 130.

Segundo o deputado Jooji Hato (PMDB), autor da lei, os objetivos são diminuir os acidentes e combater o crime. “A maior parte dos crimes e assaltos no trânsito são feitos por garupas. O garupa com o visor escurecido ou espelhado não é identificado e, com a moto, foge em alta velocidade”, disse. A lei não valerá para cidades pequenas, onde o número de acidentes e de assaltos envolvendo motociclistas é menor.

Caso seja aprovada pelo Executivo, a lei, de acordo com o deputado, irá beneficiar a polícia. “O policial vendo dois na moto já aborda. Quero ver se os marginais vão assaltar a pé, de bicicleta ou de carro.”

Questionado sobre os motociclistas sem intenções criminosas, que costumam levar parentes e amigos na garupa, o deputado afirmou: “Quem usa para o lazer não será prejudicado. Terá os fins de semana e os feriados para andar de moto na garupa”.

Um comentário:

  1. Ridículo esta lei, não é desta forma que será combatida a violência. Milhares de pessoas que usam motos e levam filhos, esposas, enfim, serão prejudicadas, enquanto que os marginais simplesmente irão assaltar nas cidades onde a lei não entrar em vigor.
    O mal deve ser cortado pela raiz, não adianta tentar bombater a criminalidade com medidas inúteis como essa. Ao invés de formularem leis que incentivem a educação, aumentes o número de policiais nas ruas e com melhores salários, melhores estradas e infra-estrutura com mais postos de polícia, câmeras de monitoramento e controle, ficam perdendo tempo e elaborando leis inúteis. Pelo amor de Deus sr. deputado Jooji Hato (PMDB, não sei como sr. foi parar aí, mas pede pra sair.

    Att, Guilherme.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo