terça-feira, 22 de novembro de 2011

Guia da Libertadores: seis clubes lutam pelas últimas duas vagas

Flamengo x Internacional fazem duelo que interessa a todos os envolvidos. Figueirense, São Paulo, Botafogo e Coritiba também estão na briga

Os jogos do último fim de semana serviram para confirmar a vaga direta do Corinthians para a Libertadores e para o Fluminense, ao menos, assegurar a presença na pré-Libertadores. A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, seis equipes ainda lutam pelas duas vagas restantes: Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba.

- O Fluminense confirmou a pré-Libertadores e ficou muito próximo de conquistar a vaga direta. Foi o grande vencedor da rodada. O Inter também, já que venceu um concorrente direto fora de casa (Botafogo) e ainda foi beneficiado pelo empate do Flamengo. O São Paulo também deu um bom passo, mas claro que está mais longe da vaga do que Flamengo e Figueirense - disse o matemático Tristão Garcia.
A próxima rodada terá um duelo que vai agitar bastante esta disputa: Flamengo x Internacional. Depois de vencer e pular para o quarto lugar com 57 pontos, o Colorado viu sua chance aumentar para 57%. Já o Rubro-Negro, que também tem 57 pontos, empatou com o Atlético-GO em 0 a 0 e tem 43%. Quem vencer fica em boas condições. Um empate beneficia os concorrentes.

Tristão Garcia lembrou que o jogo será importante também na luta pela vaga da Libertadores sem a necessidade de jogar a fase preliminar.

- O grande jogo da rodada é Flamengo x Internacional. Se houver vencedor, ameaça a vaga direta do Fluminense, que só precisa de um empate para consegui-la. O Flu tem a vantagem de que Flamengo e Inter, dois perseguidores seus, se enfrentam. Se empatarem, não alcançam mais o Fluminense. O Figueirense precisaria de duas vitórias para igualar os pontos do Flu, mas perderia no número de vitórias.

O matemático disse que os concorrentes do Flu estão bastante atrás na disputa pela vaga direta.

- A chance para o Fluminense é de 94%, a dos outros (Flamengo, Inter e Figueirense) é de 2%.

Outro que irá acompanhar de perto o jogo entre Flamengo e Inter é o São Paulo, que depois da vitória sobre o América-MG aumentou sua chance para 28%. Caso vença o Palmeiras na próxima rodada, o time do Morumbi tem a chance de entrar na zona de classificação, mas para isso precisa torcer por um empate entre rubro-negros e colorados.

- O São Paulo pode tirar proveito do duelo Flamengo x Inter. O time, no entanto, não tem mais chance de vaga direta, assim como o Botafogo. O São Paulo pode ter a vantagem de pegar o Santos, que vai estar com os olhos fechados na última rodada. Os outros jogam clássicos. Se conseguir duas vitórias, tem boas chances de classificação - disse Tristão Garcia.

Apesar da derrota para o Flu, o Figueirense se manteve entre os classificados para a Libertadores. A chance agora é de 50%. Na próxima rodada, no entanto, o time catarinense terá uma pedreira pela frente, o líder Corinthians, que luta pelo título. A partida será no estádio Orlando Scarpelli.

Quem mais caiu na briga pela vaga foi o Botafogo, que há quatro partidas não sabe o que é vencer. As chances de Libertadores estão em 13%. No domingo, o Glorioso vai até a Arena do Jacaré encarar o Atlético-MG, que ainda não garantiu matematicamente sua permanência na Série A.

O "intruso" nesta disputa a partir do término da última rodada é o Coritiba, que mais uma vez mostrou sua força em casa e venceu o Santos. A chance de vaga, no entanto, é pequena, apenas 9%. Os paranaenses precisam fazer sua parte e torcer por combinação de resultados para alcançar a classificação.

- O Coritiba faz boa campanha, mas tem que dar muita coisa certa para ele e muito errada para os outros. Só pode chegar a 60 pontos. É possível, mas precisa acontecer muita coisa. Com uma vitória, ultrapassa o perdedor de Flamengo x Inter. Está na luta, apesar de correr por fora - finalizou Tristão Garcia.

Nos últimos cinco anos, apenas em uma oportunidade o clube que iniciou a penúltima rodada em primeiro lugar não se sagrou campeão. Em 2009, o São Paulo deixou o título escapar para o Flamengo.

No ano passado, em relação aos cinco primeiros, houve apenas uma mudança nas duas últimas rodadas: Cruzeiro e Corinthians inverteram suas posições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo