segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Iguatu se destaca entre os 10 primeiros municípios do Ceará em qualidade de vida


Pólo de desenvolvimento da região Centro Sul do Estado do Ceará, Iguatu se destaca entre os dez primeiros municípios cearenses em qualidade de vida, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela FIRJAN, divulgado neste sábado (05). O primeiro lugar ficou com o município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, com um índice geral de 0,8195.

No quesito Saúde, o município de Iguatu alcançou a classificação de alto desenvolvimento, alcançando o índice de 0,8903, perdendo apenas para o município de Sobral, na zona norte do estado, que atingiu índice de 0,8906. A pontuação da Firjan vai até 1.0, e avalia o desenvolvimento de acordo com os índices de geração de emprego e renda, educação e saúde.

Os dados, divulgados oficialmente neste sábado (05), são baseados nos índices de 2009.

No levantamento divulgado pela Firjan, Iguatu teve pontuação geral de 0,6926, ou seja, entre os 184 municípios do Ceará, Iguatu está na 10ª colocação em qualidade de vida. Em emprego e renda, a pontuação ficou em 0,4769.

Na educação, os resultados foram considerados muitos bons, atingindo um índice de desenvolvimento moderado de 0,7102.

De acordo com o prefeito municipal, Agenor Neto, o caminho agora é investir ainda mais nas melhorias de emprego e renda e na infraestrutura urbana, já que a cidade cresce de forma acelerada, e nem sempre os investimentos públicos conseguem acompanhar. "Este é o nosso maior desafio. Para que Iguatu continue se destacando entre os municípios mais desenvolvidos do Ceará, temos que pensar cada vez mais no futuro, e foi nesse pensamento que criamos o projeto Cidade do Futuro, onde pretendemos construir, em cinco anos, o que se poderia construir em cinqüenta anos. E estamos fazendo isso, investindo na construção de um anel de contorno viário, na construção de novas avenidas, centro de convenções, terminal rodoviário, novo e moderno abatedouro público, creches para a educação infantil de 0 a 3 anos, reformulação e construção de escolas, centros de lazer, centro de formação de educadores, além de investimentos na área de moradias, onde pretendemos, até o final da gestão, entregar mais de 1500 moradias para a população mais pobre do município", disse o prefeito Agenor Neto.

Saiba mais sobre o IFDM

Lançado em 2005, o IFDM se assemelha ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), usando indicadores oficiais como mortalidade infantil, consultas de pré-natal, abertura de vagas formais e matrículas no ensino infantil. O Índice Firjan surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social. Mais informações, clique AQUI.

REDAÇÃO: Luiz Vasconcelos
Iguatu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo