domingo, 13 de novembro de 2011

Na luta pelo título, Fla joga para derrubar tabu diante do Coritiba


Para manter vivo o sonho do título brasileiro, o Flamengo terá que vencer um Coritiba que se recusa a desistir do sonho de chegar ao G-5. O retrospecto na capital paranaense, onde o jogo será disputado às 17h (no Couto Pereira), é amplamente favorável aos donos da casa, que nos últimos 13 anos só conheceram vitória. Foram sete partidas (seis pelo Brasileiro e uma pela Copa do Brasil), com duas goleadas por 5 a 0.

O jogo é tratado como mais uma decisão para o Flamengo. Deixando de lado o jejum em Curitiba, Vanderlei Luxemburgo deposita suas fichas em Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid. Para o treinador, o trio pode fazer a diferença. O empate, que em outra circunstância poderia ser considerado um bom resultado, não está em pauta. O time soma 55 pontos, três a menos que os líderes Corinthians e Vasco, e deixou o G-5 após a vitória do Figueirense sobre o Atlético-MG, na noite de sábado.

Pelo lado do Coritiba, a partida também é vista como decisiva. Na décima colocação, com 48 pontos, o time está sete pontos atrás do quinto colocado, o Botafogo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A Rede Globo transmite a partida para os estados de RJ, ES, GO, TO, SC, MG (menos Uberlândia e Ituiutaba), BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e Porto Alegre (RS). O Premiere 3 também exibe o jogo, através do sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Coritiba: o técnico Marcelo Oliveira vai divulgar a escalação somente minutos antes do jogo. As principais dúvidas estão entre Davi e Everton Costa, no meio-campo, e Leonardo ou Bill, no ataque. Nas laterais, Lucas Mendes e Maranhão serão titulares. A provável escalação: Vanderlei, Maranhão, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Willian, LéoGago, Davi e Rafinha; Marcos Aurélio e Bill.

Flamengo: Vanderlei Luxemburgo não contará com Alex Silva, suspenso. Com isso, o técnico promoveu o retorno de David Braz. Nos dois coletivos realizados durante a semana, Ronaldo Angelim foi titular na zaga. A escalação para enfrentar o Coritiba deve ter Felipe, Léo Moura, David Braz, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Renato, Thomás e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.

QUEM ESTÁ FORA

Coritiba: Eltinho e Jonas estão suspensos e são os únicos desfalques do Coxa.

Flamengo: Alex Silva, suspenso com três amarelos, desfalca o time. Bottinelli e Luiz Antonio, em recuperação de lesões, também estão fora.

PENDURADOS

Coritiba: Anderson Aquino, Edson Bastos, Emerson, Leandro Donizete, Lucas Mendes, Luccas Claro, Pereira, Vanderlei e Willian.

Flamengo: Felipe, Gustavo, Junior Cesar, Muralha, Rodrigo Alvim e Welinton.

O ÁRBITRO

Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA). Ao todo, Jailson Macedo participou de oito jogos, aplicou 49 cartões amarelos (média de 6,1) e dois vermelhos (média de 0,2), marcou 272 faltas (média de 34) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,3 faltas. Destes amarelos, 17 foram para mandantes e 32 para visitantes. Ele apitou um jogo do Coxa e nenhum do Flamengo na Série A deste ano: São Paulo 0 x 0 Coritiba, pela 31ª rodada.

FIQUE DE OLHO

Coritiba: o zagueiro Emerson é o jogador que mais atuou pelo Coritiba no Brasileirão e em toda a temporada. Contra o Flamengo, será a 30ª partida dele na competição e, apesar da sequência, não se mostra desgastado. Junto com Jéci, ele terá a missão de parar o melhor ataque do Campeonato Brasileiro.

Flamengo: Thomás ganha mais uma chance entre os titulares. O meia de 18 anos tem se destacado e ganhou a confiança de Vanderlei Luxemburgo.

O QUE DISSERAM?

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: “É um clássico do futebol brasileiro, vamos enfrentar uma equipe poderosa e muito qualificada e precisamos muito do resultado. Temos que procurar fazer o melhor jogo com tranquilidade e confiança e ter uma entrega total”.

Junior Cesar, lateral-esquerdo do Flamengo: “É um momento de decisão, mais uma final no momento que o campeonato vai afunilando. Temos que ter uma concentração muito boa. Conseguir três pontos é fundamental. Sabemos da dificuldade que será contra o Coritiba, mas também a importância que é vencer”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Fla e Coritiba não se enfrentaram ano passado, pois o Coxa estava na Série B. Já em 2009, o Coritiba goleou o Flamengo em Curitiba por 5 a 0, na maior goleada do campeonato daquele ano.

* O primeiro confronto entre Flamengo e Coritiba em Brasileiros foi no dia 25 de setembro de 1971, no Maracanã. A partida terminou empatada em 1 a 1, gols de Tião Abatiá para o Coritiba e de Rodrigues Neto para o Rubro-Negro.

* A média de gols dos duelos entre Flamengo e Coritiba em Brasileiros é de 2,7 por partida. O jogo com o maior número de gols marcados neste confronto aconteceu em 1980, quando o Fla venceu por 4 a 3 no Maracanã.

ÚLTIMO CONFRONTO

Os dois times se encontraram pela última vez no dia 6 deagosto, pela 15ª rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. E o Flamengo conseguiu uma vitória suada por 1 a 0. Jael saiu do banco e, de cabeça, marcou aos 44 minutos do segundo tempo, no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo