quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Independência-CE: Vereador eleito é preso antes de ser diplomado


Fernando Ribeiro
As investigações incluíram até escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, que apontaram o tráfico de drogas como principal atividade do bando. (Foto: Divulgação)
Um vereador eleito nas últimas eleições na cidade de Independência (309Km de Fortaleza), o advogado Hélio Coutinho Lacerda, 40 (PSD), foi preso, ontem, momentos antes da solenidade de diplomação. Ele é acusado de comandar um esquema criminoso que envolvia tráfico de entorpecentes e corrupção eleitoral. Em sua campanha política, trocava drogas por votos, conforme apurou a Justiça.
O vereador e mais duas pessoas acabaram sendo capturadas numa operação realizada por policiais militares do 7º BPM (Crateús), sob o comando do tenente-coronel Izaías Ferreira da Silva. Mesmo preso, o político foi conduzido, sob escolta, até o Fórum da cidade e, depois de diplomado na presença do juiz, terminou sendo levado para o xadrez.
“Doutor”
Agora, o “Doutor Hélio Lacerda” (como foi registrado em campanha junto ao Superior Tribunal Eleitoral/TSE) está recolhido na carceragem do Quartel do 7º BPM, para onde foi transferido sob forte escolta policial, pois tem direito à prisão especial. Ele teve a custódia preventiva decretada pelo juiz de Direito César Morel Alcântara.
Conforme a Polícia, a ordem de prisão contra o advogado e vereador eleito foi expedida na última segunda-feira. Ontem, por volta de 9 horas, momentos antes do início da sessão de diplomação na Câmara Municipal de Independência, o escritório do político foi cercado.
A diligência contou com a participação de, pelo menos, dez policiais, entre eles, o delegado de Polícia Civil de Independência, João Pereira.
O vereador não reagiu à prisão, e saiu de seu escritório minutos depois, sendo levado numa viatura da PM até o Fórum.
Simultaneamente, outras equipes das polícias Civil e Militar davam cumprimento a mais mandados de prisão e de busca e apreensão naquele Município.
Outros presos
Na periferia da cidade, os agentes capturaram Ana Rúbia Rodrigues, 29, a ´Ana Negona´. Depois, na localidade de Flor Branca, na zona rural, (24Km da sede) era detido Francisco Cleuton Araújo Macedo, 56.
Na casa dele foram apreendidos um revólver de calibre 38, uma escopeta (calibre 12) e uma espingarda 36, além de muita munição de reserva. Uma quarta pessoa acusada de envolvimento nos crimes, identificada como Francisca Aricleuda, está foragida e sendo caçada pela PM.
Conforme as autoridades, através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, ficou provado que o grupo chefiado pelo advogado e vereador eleito estava envolvido no tráfico de drogas na região de Independência e Municípios vizinhos. Além disso, durante sua campanha política, ele teria trocado votos por drogas. Todos acabaram sendo indiciados por crime de ´associação para o tráfico´.
PROTAGONISTA
Político agora está atrás das grades
Hélio Lacerda Coutinho foi eleito nas últimas eleições depois de compor uma coligação de nove partidos intitulada de ´Independência para Todos´. Em seu registro de candidato junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou ter como bens apenas um terreno, no valor de R$ 5 mil, uma caminhonete e uma moto, totalizando R$ 44 mil. Sua prisão foi decretada após as investigações.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo