quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vasco enfrenta La U disposto a mostrar sua força nas Américas


Com uma campanha impecável, a Universidad de Chile chega ao Rio de Janeiro como o "Barcelona das Américas". Mas se não é alvo de comparação tão honrosa, seu adversário desta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), pela semifinal da Copa Sul-Americana, não fica atrás no sentido grandeza. Ainda na briga para conquistar dois títulos de expressão em 2011, o Vasco garantiu a classificação para a Libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil. E a partida contra o time que é considerado o melhor do continente pode ser o teste perfeito para que o grupo de Cristóvão Borges saiba o que vai encontrar no ano que vem, quando voltar a disputar a competição após 11 anos.

Ao contrário do que aconteceu nas oitavas e nas quartas finais, o Vasco decidirá fora de casa a sua sorte na Copa Sul-Americana. Nas duas fases anteriores garantiu a classificação depois de perder os jogos de ida. Em São Januário mostrou sua força ao vencer por 8 a 3 o Aurora, da Bolívia, e por 5 a 2 o Universitario, do Peru. Agora será a vez de buscar um bom resultado no seu Caldeirão, de preferência sem levar gols que poderiam complicar sua situação na partida de volta, dia 30 de novembro, em Santiago, em estádio a ainda ser definido.

Já o time chileno tem a melhor campanha da Copa Sul-Americana. São sete vitórias e um empate, com 13 gols marcados e apenas um sofrido. Além disso, a Universidad de Chile está invicta há 28 partidas, com 21 vitórias e sete empates. A última derrota aconteceu há pouco mais de quatro meses. No total, são apenas quatro resultados negativos em 55 jogos no ano (37 vitórias e 14 empates).

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, exceto para o estado de São Paulo. O SporTV e SporTV HD também exibem o duelo.

Vasco: Cristóvão Borges guarda segredo sobre a escalação do Vasco para a partida. O treinador lembra que é preciso avaliar a condição física de cada jogador – que a equipe tem uma decisão contra o Fluminense neste domingo, pelo Brasileirão –, mas que a ideia é mandar a campo a formação mais forte possível. Eder Luis, machucado, está fora do restante da temporada. O Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Dedé e Jumar; Romulo, Allan, Juninho Pernambucano e Felipe; Bernardo e Élton.

Universidad de Chile: o técnico Jorge Sampaoli conta com força máxima para enfrentar o Vasco. O time vai ser escalado com uma linha de três zagueiros e conta lá na frente com um trio de ataque que tem infernizado os adversários. O time entra em campo com: Johnny Herrera, Osvaldo González, Marco González e Pepe Rojas; Eugenio Mena, Charles Aránguiz e Marcelo Díaz; Gustavo Lorenzetti, Gustavo Canales e Francisco Castro.

Vasco: Eder Luis sofreu uma fratura no pé esquerdo e não joga mais em 2011. O volante Eduardo Costa está em recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Diego Souza cumpre suspensão automática.

Universidad de Chile: o Universidad do Chile não tem nenhum desfalque por lesão ou jogador suspenso. O clube chileno vem com força total para a partida.

O árbitro paraguaio Antonio Arias apitará a partida. Ele será auxiliado por Rodney Aquino e Carlos Cáceres, também do Paraguai.

Vasco: destaque do Vasco na vitória por 2 a 0 sobre o Avaí, no último sábado, Felipe é o principal nome de articulação das jogadas ofensivas. O lado esquerdo pode ser uma saída importante para a equipe marcar os gols que precisa e, assim, ir ao Chile com vantagem para o jogo de volta.

Universidad de Chile: contra o Flamengo, Lorenzetti marcou um gol no Engenhão e infernizou a todo instante a defesa rubro-negra. Ele espera fazer o mesmo contra o Vasco, em São Januário.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "Nosso objetivo é, basicamente, vencer sem levar gol, mas sabemos que, à medida que a competição avança, o grau de dificuldade aumenta. O Universidad de Chile é uma equipe de alto nível, assim como o Vasco. Mas vamos tentar aproveitar tudo nesse jogo e garantir um bom resultado para a volta."

Pepe Rojas, lateral-esquerdo da Universidad de Chile: “O Vasco tem uma excelente equipe, mas nós temos o sonho de alcançarmos um título de expressão internacional. Para isso, precisamos vencê-los e só iremos conseguir este objetivo caso a gente mantenha a nossa postura ofensiva e agressiva dos últimos jogos. Vai ser bonito e muito disputado.”

* A Universidad de Chile disputou 20 jogos a menos do que o Vasco nesta temporada. Enquanto a equipe cruz-maltina entrou em campo em 71 oportunidades (35V, 20E e 16D), o time chileno disputou 51 partidas oficiais (34V, 13E e 4D).

* O Vasco nunca perdeu uma partida para equipes chilenas em São Januário na história. Ao todo foram cinco jogos em seu estádio, com quatro vitórias e um empate.

* A Universidad de Chile disputou nove partidas como visitante na história da Sul-Americana, obtendo cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota.

* O Vasco não enfrenta uma equipe chilena em São Januário há 10 anos. O último confronto em seu estádio aconteceu dia 13 de setembro de 2001, pela primeira fase da Copa Mercosul. O time levou a melhor e venceu a Universidad Católica por 2 a 1, gols de Romário, de pênalti e Juninho Paulista.

O último confronto entre Vasco e Universidad de Chile ocorreu há 48 anos. No dia 14 de abril de 1963, as equipes empataram por 2 a 2, pelo Torneio Pentagonal de Santiago. Os gols vascaínos foram marcados por Célio e Joãozinho. Curiosamente, as duas equipes terminaram empatadas na liderança da competição, e o jogo que desempataria o duelo, previsto no regulamento, acabou não acontecendo devido a uma excursão da La U à Europa. Assim, ambos foram declarados campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo