terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tráfico de drogas aumenta violência no Alto Jaguaribe, no Ceará

A região do Alto Jaguaribe, no Ceará, é historicamente marcada pela prática da ''pistolagem'' associada a brigas de família e disputas política, mas atualmente é o tráfico de drogas que tem gerado homicídios na área, segundo a Polícia Civil. Em apenas três cidades, foram 22 assassinatos neste ano. Segundo informações da polícia, 15 pessoas foram presas.
O Alto Jaguaribe é formado por oito municípios: Ererê, Pereiro, Iracema, Potiretama, Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama e Jaguaribe. Em Jaguaretama, a 284 km de Fortaleza, em apenas um ano, vários assassinatos de repercussão foram registrados na cidade. Um deles foi do vereador Marcos Rogério Machado de Lima, morto em setembro desse ano. O vereador foi baleado na saída da Câmara Municipal da cidade e morreu no hospital Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza.

Segundo o delegado regional de Jaguaribe, Edmar Granja, o vereador respondia a cinco crimes na Justiça e era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. Outro atentado ao em frente a Câmara Municipal ao vereador José Antônio Lopes aconteceu na cidade neste ano. "Nunca tinha passado por isso. Se o hospital fosse a 4, 5 quilômetros de distância não teria resistido, porque o sangue eu perdi quase todo. Mas graças a Deus resisti e agorar estou aqui contando a história", afirma o vereador.
Para a Polícia Civil, a briga pelo controle por pontos de venda de drogas é o novo causador dos homicídios na região. “Os criminosos estão agindo na questão da droga pelo domínio de território e das dívidas dos viciados. Os grandes elementos que comandam o tráfico mandam eliminar essas pessoas”, afirma o delegado.
Segundo a polícia, uma das dificuldades para combater o crime na região é a falta de estrutura na cidade. A nova delegacia de Jaguaretama está com as obras finalizadas, mas ainda não funciona. Na cidade, a polícia conta com três policiais militares por turno, que trabalham com apenas um carro. "Nós temos muitas deficiências, não só em Jaguaretema, mas em todo o estado. Aguardamos sinceramente que melhore, principalmente, a questão do efetivo. A gente fica no agurado dessa melhor para darmos uma resposta mais positiva para a população", desabafa o sargento Herbênio Almeida, comandante do Destacamento de Jaguaretama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo