terça-feira, 3 de abril de 2012

Casos de meningite meningocócica dobram no Ceará

O Cearáregistrou 23 casos de meningite meningocócica em 2012, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado. O número representa o dobro dos casos registrados entre 1º de janeiro e 23 de março de 2011. Somente na segunda-feira (2), três pessoas foram internadas no Hospital São José, em Fortaleza, com sintomas da doença, em Fortaleza.
A meningite meningocócica é o tipo mais grave. “Além de a doença evoluir rapidamente, o indivíduo doente pode transmitir para outra pessoa e essa é a grande preocupação. Os outros tipos, de um modo geral, não”, afirma o médico e diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz. Ele explica que as doenças infecciosas são mais comuns em crianças, mas podem também atingir adultos. Por este motivo, é preciso ficar atento aos sintomas.
saiba mais
  • Dor de cabeça insistente, febre, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo podem ser indícios de meningite Meningocócica. Queiroz faz um alerta para a semelhança com os sintomas da dengue e pede para que os pacientes questionem sempre os médicos. “Há casos de pacientes que morreram por terem sido diagnosticados como pacientes de dengue”, conta.
Segundo a secretaria, a média mensal em 2010 era de 2,3 casos. Em 2011, era de 4,6. Em 2012, a média mensal já chega a 9,3 casos. O tratamento para a Meningite Meningocócica é a base de antibióticos e, aqueles que tiveram contato com o paciente, também deve receber a medicação. O acompanhamento médico é fundamental, de acordo com Anastácio Queiroz.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

bate papo

visitantes em todo mundo